"a Conjectura Segundo A Qual O Universo Terá Um Fim Em Um Grande Cataclismo (big Crunch) É Tão Ingênua Quanto O Processo Inverso De Sua Eventual Origem (big Bang). [...] O Universo Ainda Está Em Formação, É Inacabado, Eternamente Inacabado, Imerso Em Um Processo Contínuo De Formação, Criação E Destruição. Assim Como Este Universo Criou A Si Mesmo A Partir De Um Vazio, Quando Ele Se Destruir Sobrará O Vazio. A Partir Desse Vazio Um Novo Universo Se Construirá. E Depois? Hoje, Não Temos Nenhum Indício Que Permita Afirmar Que Esse Processo De Criação E Destruição Tenha Um Fim."
mario Novello
* * *
desde Sempre, O Homem Foi Atraído Pelo Esplendor Do Universo.
adentrar A Cosmologia, Usar A Razão E O Método Cientifico Para Perscrutar O Universo Deveria Ser Um Momento Grandioso Do Pensamento.
mas, Ao Longo Do Século Xx, A Cosmologia Encolheu Esse Maravilhamento, Deixando Em Seu Lugar Equações Que Não Fazem Sentido Para A Grande Maioria Dos Não Iniciados E Cuja Interpretação Não Aprofunda A Reflexão Sobre O Mundo.
a Acreditarmos Em Heidegger, A Ciência Não Pode Mais Ser Entendida Como Um Valor De Civilização. Tornou-se Um Afazer Técnico E Prático. No Caminho Em Que Se Desenvolveu, Não Permite Produzir Modos De Pensar Amplos, Capazes De Despertar O Espirito E Produzir Reflexão Sobre O Mundo.
contrariamente A Essa Visão Negativa Do Filósofo, Veremos Que A Cosmologia Está Gerando Um Movimento De Ideias Que Vão Na Direção Oposta, Permitindo Um Despertar Do Espirito. Em Particular, Veremos Como Certa Atividade, Construída A Partir Da Análise Da Estrutura Do Universo, Deu Origem A Um Caminho De Renovação Do Pensamento, Que Chamaremos De Metacosmologia.
de Modo Preliminar, Podemos Distinguir A Cosmologia, Que Trata Deste Universo, E A Metacosmologia, Que Trata De Todos Os Universos Compossíveis.
na Tarefa De Produzir Novos Modos De Pensar, A Metacosmologia Se Apodera, Em Particular, Daquela Que Heidegger Considera Ser A Questão Fundamental Da Metafísica: "por Que Existe Alguma Coisa Em Vez De Nada?
entender Como Isso Foi Possível É O Objetivo Principal Deste Texto. Em Síntese, Trataremos Do Microcosmo E De Suas Múltiplas Aparências, Da Distinção Sombria Entre O Real E O Virtual, Dos Múltiplos Tempos Da Física E Do Tempo Único Da Cosmologia, Da Dependência Cósmica Das Leis Físicas. Daremos Então Um Salto No Vazio E Mesmo Além. Veremos O Significado Do Processo De Bifurcação Exibido Por Um Cosmos Indeciso Que Limita O Determinismo. Exibiremos O Mecanismo, Descoberto Pelos Cosmólogos, De Um Universo Cíclico Que Produz Processos Em Repetição E As Diferenças Que Podem Ocorrer Em Alguns Ciclos. Chegaremos, Enfim, Ao Universo Solidário, Antecipado Por Giordano Bruno, E À Possibilidade De Construir Uma Ética A Partir Dele.
* * *
mario Novello É Pesquisador Emérito Pelo Centro Brasileiro De Pesquisas Físicas (2012), Doutor Honoris Causa Da Universidade De Lyon (frança, 2004) E Doutor Em Física Pela Universidade De Genebra (suíça, 1972). Em 1979, Elaborou O Primeiro Modelo Cosmológico De Um Universo Eterno, Em Oposição Ao Modelo Do Big Bang. Em 2006, Foi Reconhecido Pelo Centro Brasileiro De Pesquisas Físicas Por Ter Orientado O Maior Número De Teses De Mestrado E De Doutorado Da Instituição. É Autor De Inúmeros Artigos Científicos E Vários Livros De Divulgação, Tendo Recebido Em 2017 O Prêmio Jabuti.