Esta Obra Oferece Reflexões Teóricas E Sugestões De Atividades Práticas Voltadas À Formação E À Atuação Do Docente Do Ensino Médio Na Área De Projeto De Vida, Partindo Das Suas Vivências Pessoais E Sociais E Da Sua Experiência Como Educador De Outros Componentes Curriculares. Os Autores São Especialistas Em Diferentes Áreas Educação Básica, Ensino Universitário E Organizações Não Governamentais , Que Partilham Suas Experiências Profissionais E Projetos Pedagógicos, Fornecendo Instrumentos Para A Compreensão Do Que É Criar Um Projeto De Vida E De Como Ensinar Aos Alunos A Descobrirem Seus Objetivos E Propósitos. Neste Livro São Apresentados Um Breve Histórico Sobre O Surgimento E A Evolução Do Projeto De Vida Nos Documentos Oficiais Nacionais, Questões Norteadoras Para A Construção Do Projeto De Vida Do Professor, As Contribuições Da Psicologia Para O Autoconhecimento, O Desenvolvimento Do Protagonismo Juvenil Com Base Na Metodologia De Design Thinking, A Abordagem Da Pedagogia Da Presença Com Alunos Em Contexto De Vulnerabilidade Social, E Propostas Práticas Para Aplicação Nas Áreas De Linguagens, Matemática, Ciências Da Natureza E Ciências Humanas E Sociais Aplicadas.