Segundo Volume Da Trilogia De Milton Hatoum, Que Entrelaça O Período Da Ditadura Militar Brasileira Aos Anos De Formação De Um Grupo De Jovens Acossados Pelo Golpe E Pelos Sonhos De Liberdade.
a Empreitada Literária O Lugar Mais Sombrio, Trilogia Que Acompanha A Formação Sentimental, Cultural E Política Do Jovem Martim Durante A Ditadura Militar Brasileira, Teve Início Com O Romance A Noite Da Espera (2017), Que Se Desenrola Nos Anos 1960 Na Recém-construída Capital Do País. Neste Segundo Volume, O Protagonista Deixa Brasília E Retorna A São Paulo, Sua Cidade, Onde Ingressa Na Faculdade De Arquitetura Da Usp E Passa A Morar Numa República De Estudantes No Bairro Da Vila Madalena — Um Grupo Que Lhe Trará Novas Vivências E Grandes Companheiros Para A Vida.
Agora Distante Do Pai Opressor E Dos Amigos De Brasília, E Sobretudo Afastado De Dinah, A Atriz Militante Com Quem Sua Relação Ficou Estremecida, Ele Acompanha O Endurecimento Do Regime Autoritário No País, Ao Mesmo Tempo Que Experimenta As Agruras E Adversidades Da Vida Adulta, Sempre Assombrado Pela Incógnita Do Desaparecimento De Sua Mãe.
Um Dos Maiores Nomes Da Literatura Brasileira Contemporânea, Milton Hatoum Volta A Mostrar Neste Romance A Força De Seus Personagens E A Incrível Capacidade De Reencenar A História Com Sua Ficção Magistral.