Que Imagem Nós Temos Dos Indígenas Brasileiros? Como Construímos Essas Imagens? Como Transmitimos Essas Imagens?este Livro Aborda Como São Construídas E Transmitidas As Imagens Dos Indígenas Brasileiros Nas Escolas Não Indígenas De Ensino Fundamental.compreender Como Operam Os Professores No Cotidiano, Como Constroem E/ou Divulgam A Imagem Dos Indígenas Foi O Objetivo Da Pesquisa Em Que Este Livro Se Apoiou. A Base Comparativa Foi Dada Pela Expectativa De Que A Escola Não Indígena Está Minimamente Informada Sobre As Conquistas Dos Indígenas, Que Estão Presentes Na Legislação Brasileira A Partir Da Constituição De 1988 E, Mais Diretamente, A Partir Da Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional (ldb).a Pesquisa Contemplou Um Estudo De Caso: A Cidade De São José Dos Campos No Vale Do Paraíba, Estado De São Paulo - Cidade Que Começou Como Aldeia Indígena -, O Estudo Da Legislação No Que Diz Respeito À Escolarização Indígena E Não Indígena, Assim Como Os Conceitos De Pluralidade Cultural, Tolerância, Imagem E Identidade.como Resultado Da Investigação, Apurou-se Que As Escolas Ainda Apresentam Conteúdos E Imagens Estereotipadas Dos Indígenas Brasileiros, Reflexo Do Que Se Tem Como Apoio Didático E Das Referências Que Cada Aluno Traz. E, Dessa Maneira, Repassam Ideias E Reforçam Preconceitos.