A Antropóloga Argentina Rita Segato Reúne Neste Livro Uma Série De Ensaios Que Atravessam Os Temas Que Fizeram De Seu Pensamento Uma Referência Internacional.
as Relações De Poder E Opressão, Os Efeitos Da Violência Colonial E Patriarcal, As Lutas Feministas, A Crítica Ao Eurocentrismo E À Problemática Dos Direitos Humanos No Mundo Contemporâneo São Algumas Dessas Questões Abordadas Em Textos Que Transitam Entre Perspectivas Teóricas E Intervenção Pública.
rita Olha O Mundo Com Lentes Decoloniais E Reforça Constantemente A Importância De Pensarmos O Mundo A Partir Da América – Lição Aprendida Com O Sociólogo Peruano Aníbal Quijano, Cujas Ideias São Tema De Um Dos Capítulos Deste Volume.
o Pensamento De Rita Segato É Decolonial, Anticapitalista, Antipatriarcal, Desobediente, Vibrante. É Também Incômodo, Pois Desafia O Status Quo, Complexifica O Debate, Convoca Novas Posturas.
"devemos Entender Que A Luta Antipatriarcal É Uma Luta Antissistêmica, Porque As Lutas Das Mulheres Não São Contra Os Homens, Mas Contra Uma Ordem Política Fundacional, Que Alicerça Todo O Edifício Das Desigualdades E Extrações De Mais-valia: O Patriarcado." - Rita Segato
“impossível Atravessar Seus Textos, Concordando Ou Não, Sem De Algum Modo Mudar A Forma De Pensar E, Em Alguma Medida, Se Transformar. [...] Embora Respeite O Sagrado, Não Há Tabus Para Rita: Nenhum Grande Nome A Inibe, Nenhuma Tese Estabelecida A Intimida, Sua Ambição Investigativa Cruza Continentes E Disciplinas, E As Interrogações Não Têm Fim, Porque, Antes De Serem Perguntas Sobre Fenômenos E Significados, Elas Atualizam A Inquietude Do Desejo, A Insaciável Disposição De Colaborar Com O Esforço Coletivo De Abrir Um Horizonte Comum Para O Comum, Sem Mapas E Dogmas.” - Luiz Eduardo Soares