Em 1969, Michel Foucault Proferiu A Conferência “o Que É Um Autor?”,segundo A Qual A Função-autor É Concebida Como Uma Maneira De Organizar O Discurso, Uma Especificação Da Função-sujeito E Um Complexo Mecanismo De Poder. Seguindo Essa Via E Procurando Levar Adiante Um Projeto De Pesquisa Apenas Delineado Por Foucault, Este Livro Persegue Dois Objetivos Principais: Discutir A Questão Teórico-conceitual Da Autoria E Oferecer Um Estudo De Natureza Histórico--filosófica Sobre A Emergência Do Autor Moderno. Após Traçar Uma Estratégia De Investigação Genealógica, O Volume Analisa Discursos E Práticas Que Tiveram Lugar Entre Os Séculos Xiv E Xviii,ressaltando Como O Autor Ganhou Autoridade, Assumiu Responsabilidades E Tornou-se Proprietário De Sua Obra.diversos Elementos São Abordados Neste Estudo Crítico-genealógico, Incluindo As Técnicas De Produção Do Livro, A Herança Da Antiga Auctoritas, As Práticas Autográficas De Escrita, As Técnicas Bibliográficas, A Censura Aliada Aos Privilégios Reais (tática Em Defesa Da Igreja, Do Soberano E Do Monopólio Corporativo, Contra A Heresia, As Edição E A Pirataria), Os Mecanismos De Produção Intelectual (do Mecenato Ao Mercado Cultural), O Crescimento Do Negócio Livreiro, A Emergência Da Figura Moderna Do Editor, As Práticas Pedagógicas, O Pensamento Econômico De Viés Liberal, As Construções Jurídicas (os Modernos Copyright E Droitd’auteur), A Valorização Estética Da Originalidade E Da Genialidade, A Crítica Literária Biografista, A Elevação Social Da Figura Do Autor Como Herói Nacional E As Novas Estratégias Comerciais E Publicitárias (o Autor Como Marca).uma Genealogia Do Autor Nasceu De Uma Pesquisa De Doutorado Realizada Junto Ao Programa De Pós-graduação Em Filosofia Da Universidade Federal De Minas Gerais (ppg-fil/ufmg), Que Recebeu O Prêmio Ufmg De Teses E Menção Honrosa No Prêmio Capes De Tese (edição 2015) Na Área De Filosofia/teologia.