-dr. Stockmann – Muito Bem, Caros Concidadãos. Nada Mais Direi Sobre Nossos Governantes. Não Pretendo Criticá-los Mais, Dizer-lhes Mais E Mais Verdades, Não, Não Mesmo! [...] Estou Certo De Que Todos Esses Reacionários, Todos Esses Velhos Destroços De Um Mundo Que Está Desaparecendo Terão O Seu Fim Natural, Cedo Ou Tarde. Não Precisaremos Apressar O Seu Desaparecimento, Pois Eles Acabarão Por Si Mesmos. Não É Tampouco Essa Gente Que Constitui O Perigo Mais Iminente Para A Sociedade. Não, Não São Eles Os Mais Perigosos Destruidores Das Forças Progressistas, Nem São Eles Os Mais Perigosos Inimigos Da Verdade E Da Liberdade!
gritos Por Todos Os Lados – Quem São? Quem São? Diga!
dr. Stockmann – Sim, Podem Ficar Descansados, Eu Direi! Foi Esta Justamente A Grande Descoberta Que Fiz Ontem. (alteando A Voz.) O Inimigo Mais Perigoso Da Verdade E Da Liberdade, Entre Nós, É A Enorme E Silenciosa Maioria Dos Meus Concidadãos. Esta Massa Amorfa, É Ela!
(trecho De Um Inimigo Do Povo)
um Libelo Contra A Hipocrisia E A Unanimidade
um Inimigo Do Povo Foi Publicado Em Copenhague Em 1882 E Estreou No Teatro Nacional De Oslo Em 13 De Janeiro De 1883. Imediatamente Foi Traduzido Para Dezenas De Línguas E Encenado E Publicado Em Quase Toda A Europa, Numa Repercussão Digna Dos Grandes Autores Franceses Que Monopolizavam A Dramaturgia Da Época. A Estreia Em Paris Foi Marcada Por Grandes Manifestações No Teatro De Apoio Às Ideias Anarquistas. A Enorme Repercussão Da Peça Motivou Longos E Apaixonados Artigos Do Deputado Socialista Jean Jaurès E Do Deputado Esquerdista E Grande Intelectual Do Seu Tempo Georges Clemenceau. Em 1898, Voltou A Ser Apresentada Em Paris Em Meio Ao Célebre Processo Dreyfus, Quando As Sessões Da Peça Eram Seguidamente Interrompidas Com Aclamações De Protesto Contra O Estado E De Apoio A Ibsen E Zola, Que Pontificava Na Época Com Seu Célebre Libelo Libertário J’accuse A Favor De Alfred Dreyfus.
um Inimigo Do Povo É Uma Obra-prima Sobre As Contradições Humanas E A Falência Do Indivíduo Frente À Unanimidade. Mesmo Diante Da Vontade De Praticar O Bem Comum, O Dr. Stockmann Entra Em Choque Com Os Interesses Mesquinhos Da Cidade. Vítima Da Maioria E Da Unanimidade, O Homem Que Queria Salvar A Cidade Torna-se O Inimigo Do Povo. Estas Ideias De Ibsen Aproximavam-se Muito Das Ideias Anarquistas, Que Tinham Amplo Apoio De Importantes Segmentos Intelectuais E Políticos Da Sociedade Da Época. A Peça É Uma Impiedosa Crítica Às Elites, Aos Governos, Aos Partidos E Ao Pensamento Único.
os Editores"