Neste Livro, O Leitor Encontrará Percursos Possíveis Para Adentrar O Universo Poético De Italo Calvino Em Busca De Uma Literatura Que Procura, A Todo O Tempo, Se Constituir Como Aquilo Que Permite Que Se Recupere A Densidade Do Mundo: Isso Só Poderia Se Dar, Segundo O Escritor Italiano, Por Meio De Uma Linguagem Que Se Valesse Tanto Dos Sentidos Quanto Do Pensamento, Ou Seja, De Uma Linguagem Na Qual Se Aproximassem Sabor E Saber.
é Também Essa Junção Que Nos Propicia O Texto De Bruna Fontes Ferraz: Em Seu Sapore, Sapere, A Autora Une A Filosofia E A Poesia E Nos Convida A, Em Suas Palavras, “saborear O Mundo Por Meio Da Linguagem”. Para Tanto, Busca Identificar O Lugar Ocupado Pelos Sentidos Na Produção Calviniana, Seja Ela Ficcional Ou Ensaística, Tendo Como Eixo Central De Sua Discussão Os Textos De Calvino Que Exploram A Linguagem Como Instrumento Capaz De Fazer Eclodir O Sensorial.
nesse Percurso, Os Órgãos Sensoriais — A Boca, O Nariz, Os Ouvidos, Os Olhos, A Pele... — Se Fazem Acompanhar Pela Memória E Pela Imaginação, Possibilitando-nos Compreender Como Se Constitui Essa “poética Dos Cinco Sentidos” Na Produção De Um Dos Mais Relevantes Escritores Da Segunda Metade Do Século Xx.