O Livro Regulação Das Políticas Educativas E A Intensificação Do Controle Sobre A Gestão Escolar Problematiza A Objetivação Da Intensificação Do Controle E Da Regulação Sobre A Gestão Escolar E Seus Resultados, Por Meio Do Plano De Desenvolvimento Da Escola Interativo (pdde Interativo). Apresentado Como Uma Ferramenta On-line De Planejamento Da Gestão Escolar, O Programa Do Ministério Da Educação Para A Gestão Escolar Fundamenta-se Na Perspectiva Do Gerencialismo, Do Accountability, Da Escola Eficaz E Do Autodesenvolvimento, E Está Ancorado Nas Correntes Denominadas “escola Eficaz” E “gestão Baseada Na Escola”. Analisa-se O Assunto Sob Uma Perspectiva Histórica, Retomando O Contexto De Reorganização Administrativa Do Estado, Iniciada No Brasil Durante A Década De 1990 E Identificando Os Principais Mecanismos De Controle E Avaliação Que Surgem A Partir Dela. Discute-se De Que Forma Esses Mecanismos Possibilitaram Um Modelo De Regulação Não Só Econômico, Mas Também Social. São Pontuados Os Desdobramentos Da Regulação Sobre A Educação, Especialmente Sobre A Gestão Escolar, Bem Como São Apontadas As Orientações Do Banco Mundial No Que Se Refere À Criação De Sistemas De Informação E Monitoramento Da Gestão Educacional E A Criação De Uma “base Global De Conhecimentos”, Orientadora Da Reforma Educativa. A Partir De Uma Pesquisa De Campo, Investiguei E Analisei Os Resultados Da Implantação Do Pdee Interativo Em Três Colégios Da Região Oeste Do Paraná, Indicando Em Que Medida O Programa Atende Ao Objetivo De Melhorar A Gestão Da Escola E Os Resultados De Aprendizagem, Conforme Disposto Em Seus Registros Oficiais.