Nas Últimas Cinco Décadas, O Ensino Superior Brasileiro Passou Porprofundas Mudanças Quantitativas E Qualitativas. Nesse Intervalo Detempo Ocorreu Uma Forte Expansão De Matrículas: Passou-se De Poucomais De Cem Mil Estudantes No Fi M Dos Anos 1960 Para Um Patamar Desete Milhões De Graduandos Nos Dias Atuais. Na Dinâmica Deste Processosurgiram Milhares De Novas Instituições Bastante Desiguais Entre Si,com Relação À Estrutura Organizativa E, Principalmente, Quanto À Qualidadedo Ensino Oferecido.embora O Ensino Público Tenha Crescido Durante O Período Assinalado,a Expansão Quantitativa Da Graduação Foi Realizada, Em Grandemedida, Por Um Novo Tipo De Instituições Privadas. O “novo” Ensinosuperior Privado, Que Surgiu A Partir Do Fi M Dos Anos 1960 — Conduzidopor Instituições Laicas — Tem Sido Qualitativamente Distinto, Emtermos De Natureza E Objetivos, Do Que Existia No Período Precedente,integrado, Fundamentalmente, Por Instituições Religiosas Com Umcaráter Semiestatal. Trata-se De Outro Sistema, Voltado Para O Rápidoatendimento De Demandas Do Mercado Educacional E Estruturado Nosmoldes De Empresas Educacionais. Esse Novo Padrão De Instituições,enquanto Tendência, Subverteu A Concepção De Ensino Superior Ancoradano Compromisso Com O Interesse Público, Na Autonomia Acadêmicado Docente E Converteu Sua Clientela Em Consumidores Educacionais.”(da Apresentação)mação Acadêmica Em Instituições De Melhor