Este Livro Reúne Textos De Professores E Pesquisadores Que, A Partir De Diferentes Temas, Contextos E Problemáticas De Pesquisa, Têm Como Principal Eixo Investigativo Os "processos De Ensinar E Aprender", Movimentos De Investigação Que Dão O Nome À Linha De Pesquisa, Pertencente Ao Programa De Pós-graduação Em Educação - Ppge Da Universidade Regional De Blumenau - Furb. A Linha Processos De Ensinar E Aprender Tem Por Objetivo A Investigação Acerca Dos Processos Do Ensino E Da Aprendizagem, Focando Suas Interfaces Na Organização Do Trabalho Pedagógico E Na Construção Do Conhecimento. Além Disso, As Pesquisas Nela Concretizadas Também Aprofundam Os Processos De Formação Docente E Seus Saberes Associados, A Formação Inicial E Continuada De Professores, Bem Como Aspectos Do Currículo, A Avaliação Da Aprendizagem E A Relação Entre Educação E As Tecnologias Da Informação E Da Comunicação. Destacamos Que Esta Linha De Pesquisa Se Constitui A Partir De Três Grupos De Pesquisa: "formação E Atuação Docente", "aprendizagem E Desenvolvimento Na Perspectiva Histórico-cultural" E "educação Inclusiva". A Finalidade Deste Livro É Apresentar Contribuições, Tanto Para A Pesquisa Em Educação, Como Para A Prática Pedagógica, A Partir Da Socialização Das Pesquisas Aqui Apresentadas, Na Esperança De Referenciar E Inspirar Todos Aqueles Comprometidos Com A Qualidade Da Educação.