O Jurista Manoel Antonio Teixeira Filho Discorre Sobre A Petição Inicial, Seus Requisitos De Validade, Seu Indeferimento, E, Ainda, Sobre As Exceções (em Razão Do Território, De Suspeição E De Impedimento), A Contestação E A Reconvenção, Fazendo Sempre Uso De Sua Larga Experiência Como Magistrado, Advogado E Professor. Uma Seção Especial É Dedicada À Revelia.
o Autor Observa Que A Despeito De O Cpc Haver Eliminado A Figura Formal Da Exceção, Como Uma Das Respostas Do Réu, No Processo Do Trabalho A Incompetência Relativa Do Juízo, A Suspeição E O Impedimento Do Juiz Continuam A Ser Objeto De Resposta Excecional, Pois Os Artigos Da Clt Que Se Ocupam Desses Temas Não Foram Revogados.
Os Assuntos Que Compõem O Livro São Tratados De Maneira Detalhada E Profunda, Sem Prejuízo Da Clareza. Referências Históricas São Realizadas E Exemplos São Utilizados Para Ilustrar Os Argumentos.
Ao Pronunciar-se Sobre O Princípio Da Sucumbência Em Matéria De Honorários Advocatícios, No Processo Do Trabalho, O Jurista Altera O Seu Entendimento Manifestado Nas Edições Anteriores E Justifica A Sua Nova Opinião.
O Livro, Por Seu Conteúdo, É Recomendável A Magistrados, Advogados, Membros Do Ministério Público, Professores E Acadêmicos De Direito.