Neste Livro De Memórias (o Segundo), Reporto-me Ao Período Dos Seis Aos Dezesseis Anos De Minha Vida, De 1960 A 1969, No Meio Rural Do Município De São Pedro Dos Ferros, Situado Na Zona Da Mata Mineira, A Leste De Ouro Preto.
Tento D/escrever As Vivências De Uma População Lavradora, Especialmente De Minha Família, Em Suas Relações Patronal, Familiar E De Vizinhança, Em Suas Práticas Laboral, Religiosa E Lúdica.
Porém, Não Se Trata De Um Relato Sociológico, E Sim, De Uma Narrativa Que Procura Traduzir Em Palavras As Marcas Que Aquelas Experiências, Vistas E Vividas, Imprimiram Em Minha Subjetividade.
O Trabalho E A Escola, Iniciados Concomitantemente Aos Seis Anos De Idade, São Partes Relevantes Dessas Experiências.