A Série Educação Para A Ciência Tem Como Objetivo Divulgar, Entre Pesquisadores Da Área De Ensino De Ciências E Matemática E Docentes Em Exercício Nos Diversos Níveis De Ensino, As Investigações Produzidas Nos Diversos Grupos De Pesquisa Vinculados Ao Programa De Pós-graduação Em Educação Para A Ciência Da Unesp, Bem Como Em Outros Grupos Nacionais E Internacionais Que Mantêm Vínculos Acadêmicos E Parcerias Com A Unesp. A Produção Científica Enfrenta Diversos Processos Que Se Apresentam Como Desafios De Ordem Teórica E Metodológica Próprios Do Fazer Científico, Todavia No Momento Atual Em Que Se Produz Conhecimento Em Intensidade E Qualidade, Outras Provocações Ocorrem. Há Uma Desconsideração Em Relação À Ciência Como Forma De Contribuir Com A Resolução Dos Problemas Que Assolam A Humanidade. O Negacionismo Científico, A Obscuridade De Ideias, Associadas Ao Pragmatismo Político, Ao Neoliberalismo Econômico E A Pós-modernidade Na Cultura E Na Educação Promovem A Ilusão Coletiva De Que É Possível A Emancipação Humana Sob A Égide Do Capital, Perspectiva Que Impede O Chamamento Político Para A Ação Radicalmente Democrática Rumo À Outra Sociabilidade Possível. Impor-se A Essa Ilusão É O Comprometimento Dos Pesquisadores Que Nesta Obra Se Associam Para Apresentar, Além De Suas Pesquisas, Caminhos Na Perspectiva Da Totalidade Dialética Que Se Integram Em Um Fazer Científico, Crítico E Emancipador, Debatendo O Ensino De Ciências E A Educação Ambiental Com Fundamento Na Pedagogia Histórico-crítica, Debate Este Que Pode Contribuir Na Formação E Aprimoramento Profissional De Estudantes De Graduação, Pós-graduação, Professores Da Educação Básica E Do Ens