Este Livro É Uma Reunião De Trabalhos De Pesquisa Filiados À Análise De Discurso Materialista E Que Se Dedicam A Problematizar, Em Meio A Idas E Vindas Entre Teoria E Prática, A Relação Discurso, Práticas De Linguagem E Ensino De Língua Portuguesa. Diante De Uma Heterogeneidade De Propostas E Abordagens De Materialidades Textuais, O Objetivo Do Livro É O De Justamente Empreender Trajetos Iluminados Por Conceitos Discursivos, Bem Como Abrir Oportunidades Para Que A Sala De Aula Seja Um Evento Interpretativo, Isto É, Um Espaço Em Que Haja Possibilidades De Efetivação De Autoria Por Parte De Alunos E (também) De Professores. Com Efeito, Ao Investirmos N(os) Movimentos Dessa Articulação Entre Análise De Discurso E Ensino, Como Pesquisadores, Professores De Língua Portuguesa E Sujeitos De Linguagem, Não Somente Constituímos Propostas, Abordagens E Gestos De Leitura, Mas Também Vamos Nos Constituindo, Pela/na Análise De Discurso, Em Uma Sedutora Aventura Marcada Por Tensões E Encantamentos Por Este Campo.