Esta Obra, Intitulada No Rendilhado Do Cotidiano: A Família Dos Libertos E Seus Descendentes Em Minas Gerais (c.1770 - C.1850), Tem Como Objetivo Analisar A Constituição Da Família E As Redes Sociais Dos Libertos No Transcorrer Do Século Xviii Até Meados Do Século Xix, Tendo Como Recorte Espacial Três Principais Freguesias Da Comarca Do Rio Das Mortes, Minas Geras. O Conceito De Família Mobilizado É O Que Mescla A Unidade Familiar Enquanto Unidade Produtiva Sintetizada Pelo Conceito Das Ganze Haus E As Relações Tecidas Para Além Dos Laços Consanguíneos E Dos Imperativos Da Procriação Estabelecidos Pelos Laços De Matrimônio, Pelo Concubinato, Pelas Redes De Compadrio E De Amizade. A Família É Formada No Âmbito Do Cativeiro, Pautou-se Em Relações Estáveis E Constituiu-se Em Estratégia De Distinção Social No Âmbito Do Sistema Escravista, Paralela À Obtenção De Bens Materiais E Da Liberdade. Assim, Os Libertos Constituíram Famílias E Urdiram As Mais Diversas Teias Sociais, Quer Como Pais, Mães Ou Padrinhos E Laços Matrimoniais. As Redes Sociais Eram Desenvolvidas Pelos Laços Que Uniam Os Libertos Por Meio Das Relações Interpessoais, Vinculando O Indivíduo A Outros Pela Rede Social. A Análise Sobre A Família Dos Libertos E Suas Relações De Parentesco Espiritual Por Meio Das Redes Sociais Permite Compreender A Dinâmica Da Constituição Da Família, Quer Pela Economia Quer Pelo Parentesco Fictício. O Termo Liberto É Uma Estratégia Metodológica Para Identificar, Quantificar E Analisar Um Grupo Classificado De Forma Diversa Na Documentação (negro Forro, Preto Mina, Preto, Crioulo, Crioulo Livre, Crioulo Forro, Cabra, Cabra Livre, Cabra Forro, Pardo, Pardo Forro E Pardo Livre). Tal Conceituação Permite Apreender Tanto A Condição De Forro Quanto A Condição Daqueles Que Nasceram De Ventre Livre.