Nascida Em Viena No Dia 17 De Abril De 1944, Um Ano E Dois Meses Antes Do Final Da Segunda Guerra Mundial, Irina Tuermorezov De Paula Veio Para O Brasil Antes De Completar 5 Anos De Idade.
neste Livro De Crônicas Autobiográficas Ela Retrata A História De Sua Família, A Fuga Da Áustria E A Chegada Na Ilha Das Flores, No Rio De Janeiro, Em Fevereiro De 1949, Como Refugiados.
até Meus 27 Anos Foi Apátrida, Quando Então Se Naturalizou Brasileira. Não Recebeu A Nacionalidade Austríaca, Pois Na Data Do Seu Nascimento O Pai Teria De Ser Austríaco, E Era Russo. Sua Mãe Tinha Nascido Na Romênia, Na Transilvânia, Numa Região Pertencente À Alemanha, E Ao Requerer A Nacionalidade Brasileira Teve De Renunciar À Sua Nacionalidade Alemã, Pois O Brasil Não Aceitava Dupla Nacionalidade.
depois De Morar Nos Estados Unidos, Na Inglaterra E Na Tailândia, Irina Voltou De Vez Ao Brasil, E Apresenta Estes Relatos Intimistas De Uma Vida Bem Vivida, Valendo-se Dos Fatos E Da Lembrança Mas Também Com Muita Liberdade De Estilo Para Desenvolver Algumas Situações Inusitadas E Imaginárias, Criando Uma Imediata Empatia Com O Leitor.