O Livro Material Dourado, Uma Abordagem Para A Inovação Na Atuação Docente Lança Um Novo E Necessário Olhar Sobre A Necessidade De Oferecer Estruturas Às Reflexões Docentes No Âmbito Das Unidades Escolares E Que Proporcionam O Desenvolvimento Do Conhecimento Matemático Ao Ensino, A Emancipação E Protagonismo Dos Docentes Por Meio Do Feedback, Entre: Os Conhecimentos Adquiridos, Nas Vivências Em Reflexões Sobre As Dificuldades Das Situações Inusitadas No Ato Do Ensino E As Análises Dos Benefícios Desses Conhecimentos Conscientes Que Foram Adquiridos, Presenciados E Confrontados E/ou Renovados Durante A Ação Consciente, Para Desestabelecimento, Reestruturação, Ressignificação E Ampliação Dos Saberes Experienciais Dos Docentes, Indispensáveis Ao Ensino Dessa Disciplina Nos Anos Iniciais. A Obra Discorre Sobre Tais Indispensabilidades Sobre Um Olhar Diferencial Da Equipe Gestora, Especialmente Sobre Os Formadores De Professores, E Propõe Como Elemento Instigador A Exploração De Recursos Existentes Na Unidade Escolar, Como Por Exemplo, O Material Dourado, Que Promove O Levantamento Das Possibilidades Eficazes E Das Contribuições Para Solucionar Os Desafios Presenciados No Ato Do Ensino, Amplia E/ou Reestrutura Os Saberes Experienciais, Propicia A Emancipação E O Protagonismo Dos Docentes Por Meio Do Hábito De Refletir No Individual E No Coletivo.