Escrito Quando Ainda Pouco Se Ouvia Falar Sobre Oficinas, Programas, Eventos Ou Clubes De Leitura, O Livro Sistematiza De Modo Inédito A Prática De Suzana Vargas – Professora, Escritora, Mestre Em Teoria Literária E Produtora Cultural – Em Sala De Aula Ou Eventos Que Tenham A Leitura Como Mola Mestra. Na Primeira Parte, Dedicado Especialmente A Professores, O Ensaio Apresenta Alguns Conceitos De Natureza Teórica Nunca Desvinculados De Sua Aplicabilidade Em Sala De Aula. Trabalha-se Aqui A Concepção (moderna) Do Professor-leitor: Aquele Que Reconhece Como Sua A Missão De Despertar O Prazer De Ler. Teoria E Prática Mesclam-se Sem Que Uma Interfira Na Outra.
no Ensaio Rodas De Leitura: O Que São, De Onde Vieram, Para Onde Vão? A Autora Mostra Como Trabalhar O Texto Literário De Modo Informal E Lúdico Para Além Da Sala De Aula, Comprovando Sua Tese De Que É Possível Para A Literatura, Ir Além Dos Muros Da Escola Ou Da Universidade, Alcançando Novos Espaços Enquanto Atividade De Lazer, A Exemplo Do Cinema, Teatro Ou Outras Formas De Entretenimento. Esse Foi Com Certeza, O Grande Legado Do Projeto Rodas De Leitura Que Ela Implantou Nos Centros Culturais Do Banco Do Brasil Do Início Dos Anos 90 A 2005.
o Terceiro Ensaio, A Arte De Ler Em Grupo É Um Roteiro Sobre Como Organizar E Manter Um Grupo De Leitura, Escrito Numa Época Simplesmente Não Existia. Mas O Mais Importante É Dizer Que Os Ensaios Reunidos Em Leitura: Uma Aprendizagem De Prazer Refletem O Empenho E A Dedicação De Uma Profissional Da Literatura Após 40 Anos De Atividade Em Salas De Aula, Eventos, Oficinas, Curadorias Nacionais, Internacionais E Importante Produção Literária. Conhecimento Que Suzana Vargas Divide Aqui Com Seus Colegas, Professores, Profissionais Do Livro E Com Aquele Que Sabem Que Os Livros Abrem As Portas Do Saber E Do Exercício Consciente Da Cidadania.