De Modo Geral, Podemos Dizer Que O Levantamento Da Trajetória Institucional Da Educação A Distância (ead) No País É Recente E, Talvez Por Isso, Apresente Uma Série De Elementos Considerados De Relevância E Cuidado Para As Próximas Políticas Públicas E Ações Na Área. Esses Elementos Dizem Respeito, Principalmente, Às Características Da Sua Expansão, Às Variadas Formas Sob As Quais As Modalidades Presencial E A Distância São Vistas Pelos Diversos Órgãos E Regulamentações, Aos Mecanismos De Avaliação E Acompanhamento Das Ações Das Instituições De Educação Superior Que Ofertam Essa Modalidade, E, Nosso Objeto De Estudo, Ao Processo De Institucionalização Da Ead Na Educação Superior, Tanto Na Esfera Pública Quanto Privada. Além Da Necessidade De Estudos Acerca Da Institucionalização Da Ead, O Próprio Crescimento Da Modalidade No Ensino Superior Público Demonstra A Importância De Pesquisar Como Vem Ocorrendo A Implementação De Políticas Referentes À Modalidade. Assim, O Tema Da Institucionalização Da Educação A Distância É Abordado Neste Livro, Tendo Em Vista A Relevância Da Compreensão Desse Processo, Para Que Se Possa Auxiliar No Debate Da Capacidade Do Estado De Formular Políticas Públicas Em Ead E Problematizar Como Essa Modalidade Tem Sido Implementada Pelas Instituições Públicas De Ensino Superior Da Região Centro-oeste, Por Meio De Sua Institucionalização Ou Não.