São Artigos Que Se Originaram, Ou Não, De Palestras Proferidas Em Semanas Euclidianas.
o Livro Começa Pelo Homem Euclides Da Cunha, Seu ´quarto Secreto´, Conflitos, Remorsos, Ânsia De Catarse. E São José Do Rio Pardo, A Cidade Que O Acolheu Num Momento Crucial De Sua Vida.seguem-se Páginas Dedicadas A Os Sertões: Um Resumo, Para ´acertar Os Relógios´, Seguido De Leitura Pouco Usual Da Obra, Na Perspectiva Do Pensamento Mítico.euclides Comparou Canudos Com A Vendeia E Frequentou Victor Hugo: As Autoras Mostram Coincidências Surpreendentes Entre Esses Dois Escritores.´terra Ignota´, Em Latim, É Uma Homenagem Ao Texto Euclidiano De Os Sertões, Digno De Imortalizar-se Na Língua De Horácio.
segue-se Uma Trilogia, Cujo Foco São As Incidências Renanianas Em Os Sertões.a Partir Daí, Deixam-se Os Sertões: Euclides Amazônico É Tão Grande Quanto Euclides Jagunço.uma Análise Do Texto Anticonvencional De Zé Celso Martinez Corrêa Leva Euclides Para O Teatro.
em Sequência, As Conferências Oficiais Que As Autoras Proferiram Nas Semanas Euclidianas De 2004 E 2008.
por Fim, A Síntese Da Ars Poetica Euclidiana: Engenho E Arte, Ciência E Literatura – Retomada, Ao Final, Por Valentim Facioli, Sob Diferentes Perspectivas E Com Implicações Pouco Ou Nada Discutidas.