No Brasil, O Ensino Das Literaturas E Culturas Africanas E Afro-brasileira Na Educação Básica E Superior Tem Sido Um Desafio. Desde A Promulgação Da Lei Federal Nº 10.639/03, Que Alterou A Lei No 9.394, De 20 De Dezembro De 1996, Que Estabelece As Diretrizes E Bases Da Educação Nacional, Tornando Obrigatória A Inclusão Da Temática História E Cultura Afro-brasileira No Currículo Oficial Da Rede De Ensino, Até A Alteração Feita Pela Lei Nº 11.645/08, Que Incluiu A Temática Da História E Cultura Indígena, Muito Se Avançou Nesse Campo, Mas Ainda Há Muito Que Avançar, Em Termos De Políticas Que Visem A Implementação Desses Dispositivos Nas Práticas Escolares, Incluindo As Instituições De Educação Superior. Resultado De Projeto De Pesquisa Apoiado Pelo Cnpq/brasil, Este Livro Tem O Intuito De Socializar Reflexões Que Possam Somar, Positivamente, Na Formação Docente, Assim Como Discutir O Papel Dos Estabelecimentos E Órgãos De Ensino Nesse Processo.