O Romance De Estreia De Wagner G. Barreira Conta A Trajetória Do Jovem Bernardo, Que Embarca No Navio Que Trouxe A Gripe Espanhola Para O Brasil — E Dá Nome Ao Livro.
bernardo Nasceu Na Galícia, No Norte Da Espanha. Ainda Criança Foi Para Um Orfanato Na Cidade De Vigo, Onde Estudou E Perdeu A Chance De Se Tornar Padre. Em 1918, Dois Anos Após Deixar A Instituição, Leva Uma Vida Errante, Vivendo De Pequenos Golpes Ao Redor Do Porto. Convencido Por Um Amigo E Precisando Desaparecer Por Um Tempo, Embarca No Vapor Demerara A Caminho Da América Do Sul, Na Mesma Viagem Que Trouxe A Pandemia De Gripe Espanhola Para O Continente.
mistura De Ficção E Eventos Históricos, O Livro De Wagner G. Barreira Dá Voz Ao Narrador Personagem Ao Relatar A Travessia Do Atlântico, A Acusação De Ter Assassinado O Amigo, A Prisão Em Santos, A Convivência Com Infectados Pelo Vírus, A Fuga Para São Paulo E As Dificuldades De Adaptação Na Cidade Em Construção Pelas Mãos De Imigrantes De Todo O Mundo.
demerara Nasceu A Partir De Conjeturas Sobre As Origens Do Avô Paterno De Barreira. De Bernardo, O Protagonista E Narrador, Pouco Se Sabe De Fato: Era Galego, Chegou Ao Brasil No Navio Demerara E Morreu No Dia Do Batizado Do Único Filho. Fora Esses Três Fatos, Tudo Mais É Ficção, Tentativa De Recriar A Vida Do Antepassado A Partir Do Ponto De Vista Do Escritor, Que Fez Uma Abrangente Pesquisa Sobre Os Fatos Históricos Do Período.
quem É Wagner G. Barreira?
nasceu Em São Paulo, Em 1962, Cidade Onde Vive Com Seus Três Filhos. É Jornalista, Trabalhou Na Revista Veja, No Jornal O Estado De S.paulo E Teve Passagens Por Tv Cultura, Jornal Do Brasil E Revista Aventuras Na História. Foi O Primeiro Diretor Editorial De Mídias Digitais Da Editora Abril. Também Atuou Como Professor De Técnicas De
reportagem E Teoria Do Jornalismo Na Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Em 2018, Escreveu A Biografia Lampião & Maria Bonita: Uma História De Amor E Balas (editora Planeta).
por Que Ler Este Livro?
• Bernardo Gutiérrez Barreira Foi, Na Vida Real, Ninguém Menos Do Que O Avô Do Autor.
• O Livro Nos Mostra Que Em Cem Anos, Entre A Gripe Espanhola E A Covid-19, Os Métodos De Combate Ao Vírus Permanecem Os Mesmos: Distanciamento Social E O Uso
de Máscaras Eram, E Continuam Sendo, As Melhores Terapias.
• É Um Romance Histórico Narrado Em Primeira Pessoa Com Uma Prosa Elegante E Envolvente, Que Captura A Atenção Do Leitor Da Primeira À Última Linha.
• Ao Longo Da Obra, O Autor Coloca Habilmente Na Boca De Seu Protagonista Perguntas A Respeito Da Viabilidade E Do Futuro Do Brasil, Questões Ainda Sem Respostas Adequadas Neste Início De Século Xxi.