Em 1984, As Ruas Das Maiores Cidades Brasileiras Foram Tomadas Pelo Movimento Das “diretas Já!”. Avistava-se No Horizonte A Divisão Democrática Assinalada Pela Greve Geral Do Ano Anterior, Eleições Para Prefeito, Grandes Comícios, Crescimento Do Pt, Cut E Mst E Legalização Dos Partidos Comunistas.
o Movimento Acabou Frustrado Pela Transição Conservadora Que Excluiu O Povo De Participação Eleitoral E Manteve Muitas Instituições Da Ditadura. O Historiador David Maciel Desmonta Alguns Desses Mitos Neste Livro Inovador Como, Por Exemplo, O Caráter Progressista Da Aliança Democrática De Tancredo Neves.
o Autor Mostra Que, Dos 33 Cargos De Primeiro Escalão De Seu Governo, 27 Estavam Ligados A Rebentos Da Ditadura. Revela Como Setores Da Burguesia Liderados Pela “ala Esquerda Do Pmdb” Tentaram Retomar O Modelo Desenvolvimentista (plano Cruzado E Bresser) E Terminaram Derrotados Pelos Interesses Do Capital. Desta Forma, A Análise Feita Neste Volume Volta-se Ao Passado Recente Do Brasil Para Tentar Entender Os Rumos Que Tomaremos No Futuro.