A Sustentabilidade Se Apresenta Como Um Dos Grandes Desafios Planetários Enfrentados Pela Humanidade, Sendo A Comunicação Organizacional Considerada Um Lugar De Sua Construção E Legitimação. Partindo Dessa Urdidura, Uma Pergunta Orientou O Desenvolvimento Desta Obra: De Que Sustentabilidade Se Fala Nas Organizações? Sob Essa Luz, Buscamos Compreender Que Perspectivas Teórico-filosóficas Sobre Sustentabilidade Estão Orientando As Práticas Organizacionais Na Contemporaneidade. Nosso Objeto De Investigação São Os Sentidos De Sustentabilidade Produzidos E Ofertados No Guia Exame De Sustentabilidade E Nos Sites Institucionais De Empresas Premiadas Pelo Guia Nesse Período. Consideramos Que Esses São Importantes Lugares De Instituição De Sentidos, Cujas Materializações Discursivas São Orientadas Pela Intenção De Comunicar E Fazer Reconhecer Determinados Sentidos De Sustentabilidade. A Confecção De Uma Cartografia Dos Sentidos De Sustentabilidade Instituídos Pelo Discurso Organizacional Permitiu Desvelar Que Esse Conceito Tende A Ser Traduzido Exclusivamente Como Sinônimo De Lucratividade E Perenidade Dos Negócios, Com Vistas À Manutenção Da Lógica Dominante, Assumida, Assim Como Valor Periférico E/ou Estratégico De Mercado Na Cultura Organizacional. E Sabe-se Que, Diante Da Atual Conjuntura De Agravamento Da Crise Socioambiental Em Que Vivemos, É Mais Do Que Urgente Uma Mudança De Via, Uma Profunda Transformação Cultural Que Nos Conduza À Sustentabilidade Da Vida E Não Apenas À Sustentação Do Sistema Capitalista Neoliberal.