Dando Sequência À Série reflexos E Refrações, Permeada Dos Ensinamentos Sapienciais Da Cabala, Este Quinto Volume – cabala E A Arte De Apreciação Do Afeto – Aborda Questões Relacionadas Aos Afetos E Como Os Apreciamos, Revelando Aspectos Profundos Do Funcionamento Do Ser Humano.
do Que Somos Feitos Nós, Seres Humanos, Tal Que Nos Distinguimos De Tudo O Mais Que Povoa O Universo? Se Nos Tempos Atuais O Estudo Da Mente Toma O Nome De Psicologia, Em Todas As Culturas Encontramos Uma Visão Da Natureza Humana, A Qual Se Coaduna Com As Ideias Daquela Civilização Sobre o Que É, Ou Seja, Sobre A Realidade Em Geral.
do Ponto De Vista Psicológico, Um Fator Que Singulariza A Vasta Literatura Judaica É O Seu Robusto Realismo: Sendo A Psique Humana Constituída Por Forças E Tendências Contraditórias, todos E Cada Um Dos Seus Componentes São Indispensáveis Ao Seu Funcionamento Adequado. Esta Tese Leva Em Conta Que Os Impulsos Fundamentais Não Podem Ser Suprimidos – Não Somos Anjos – E, Por Isso, Toda Tentativa Ascética De Silenciá-los Está Fadada Ao Fracasso.
por Outro Lado, Para Que Seja Possível A Vida Em Sociedade É Necessário Que Eles Sejam Submetidos A Um Processo “educativo” Ou “civilizatório” – Sinônimos Sob A Pena De Bonder – E É Justamente A Interação Paradoxal Entre Ambas As Vertentes O Fio Condutor Das Análises Que Nos Aguardam No Decorrer Destas Páginas.
como Bússola, Elas Tomam A Distinção Entre existir E Viver, O Primeiro Sendo O Modo De Ser Dos Seres Inanimados, Plantas E Animais.
no Nosso Caso, Porém, A Ele Se Acrescenta A Vida Propriamente Dita, Que Consiste Na Dinâmica Dos Afetos. A Palavra afeto Não Designa Aqui O “terno” (“afetuoso”), Mas A Força Com Que Algo Impacta Outro Algo, E Em Particular O Que Faz Com Que Um Ato Humano Produza Efeitos Tanto Em Quem O Realiza Quanto Naquele Ou Naqueles A Quem É Dirigido. Por Sua Vez, Os Afetos São Constantemente Objeto De apreciação, Isto É, De Uma Avaliação, Que A Razão E A Consciência Efetuam Por Meio De Comparações Calcadas Em Valores E Princípios.
com Esses Instrumentos De Base, Bonder Vai Construindo Em Linguagem Clara E Acessível Um Sistema De Conceitos Para Situar As Várias Dimensões Em Que Operam Os Impulsos Fundamentais. Cada Momento Da Argumentação É Ilustrado Com Uma História, Parábola Ou Frase Extraída Da Literatura Rabínica, Que O Autor Interpreta Com Criatividade E Sutileza.
assim, Do Talmude Aos rebes Hassídicos E A Filósofos Como Martin Buber, Descortinamos Um Panorama Ao Mesmo Tempo Exigente Do Ponto De Vista Ético E Tolerante Frente À Fragilidade Intrínseca De Quem Foi Feito “do Pó Da Terra”. O Ápice Desse Percurso Pelos Mecanismos Da Alma É A Discussão Do vínculo, A Forma Mais Elevada De Relacionamento De Que Somos Capazes. E Por Quê? Porque “há Respostas E Revelações No Outro Que Você Jamais Conhecerá Em Si”.
nilton Bonder É Escritor, Rabino E Autor De Dezenas De Livros, Dentre Eles O Best Seller A Alma Imoral