A Avaliação Da Formação De Egressos Mestres E Doutores É Um Tema Bastante Delicado No Contexto Da Pós-graduação. Se É Consensual A Necessidade Da Avaliação Efetivada Pela Capes, Também É Inegável A Existência, Por Parte Dos Programas De Pós-graduação, De Críticas E Restrições Às Suas Limitações, Principalmente No Tocante A Pouca Ou Nenhuma Avaliação Dirigida Às Atividades Formadoras
e Seus Efeitos Na Atuação De Seus Egressos. A Criação De Novos Cursos, Expansão Dos Existentes E O Aumento Da Procura Por Jovens Graduados Para Dar Continuidade À Formação São Indicativos Que, Somados Às Críticas E Às Restrições Da Avaliação Da Capes, Conduzem À Necessidade De Refletir Sobre A Qualidade Desses Cursos, Bem Como Construir Mecanismos Que Avaliem O Impacto Dessa Formação. Os Capítulos Deste Livro Apresentam O Percurso Do Processo De Referencialização, Empregado Para Avaliar Os Fatores Que Têm Contribuído Para O Êxito Dos Cursos De Mestrado E Doutorado Do Programa De Pós-graduação Em Educação Científica E Tecnológica Da Universidade Federal De Santa Catarina E O Que Questiona Seus Limites. É Um Livro Indicado Para Pesquisadores, Professores E Estudantes De Pós-graduação Interessados Em Estudos Sobre Avaliação Da Formação.