Este Livro-reportagem De Paulo Cannabrava Filho Mostra Como Os Estados Unidos Se Transformaram Num Império E Impõem Sua Hegemonia Sobre Os Povos De Nossa América Por Meio Da Exploração Da Fé Religiosa.
a Roma Imperial Se Fez Com As Legiões, Mas Se Eternizou Com A Cruz E A Espada. No Lugar Dos Césares, Os Pontífices — A Igreja De Roma — Abençoando Os Exércitos Dos Conquistadores E Do Colonialismo Escravagista. A Conquista Do Novo Mundo, A Partir Do Século Xv, Foi Também A Expansão Da Igreja De Roma. A Cruz E A Espada Comandando Um Duplo Genocídio, Dos Povos Originários E Suas Culturas Milenares.
luteranos E Calvinistas E Os Reis Anglo-saxões Se Insurgem Contra A Roma Dos Papas E No Novo Mundo Constroem Um Nascente Império. Agora, Acompanhando As Canhoneiras E Os Bancos, A Bíblia E, Claro, Sempre A Cruz, Sempre A Espada. Os Métodos Não Mudam, Aperfeiçoam-se, No Usar A Boa-fé Do Crente Para Dominá-lo, Explorá-lo E Expandir A Hegemonia Do Novo Império. Já Não É Mais A Igreja Dos Papas E Das Paróquias, São Agora Miríades De Pequenos “templos” De Centenas De Denominações De Igrejas Que Têm A Bíblia Como A Palavra De Deus.
os Novos Pastores E Profetas, Evangelizadores, Cruzaram O Rio Grande E Chegaram Até A Patagônia Com O Objetivo Explícito De Conquistar Terras, Riquezas E Mentes. Um Século Travando Uma Guerra Cultural De Conquista. A Bíblia Transformada Em Arma Para Combater Ideologias. Trabalhismo, Desenvolvimentismo, Socialismo, Comunismo, Democracia, Demonizados No Afã De Impor Um Pensamento Único Que Favorece O Capitalismo Dependente, A Manutenção Da Enorme Desigualdade Entre Os 10% Mais Ricos E Os 90% Explorados Da Terra.
essa História, Do Uso Da Religião Na Estratégia De Dominação E Captura Do Poder, Paulo Cannabrava Filho Resume, Enfatizando Como, Nesse Construir Da Hegemonia, Os Estados Unidos Vão Se Sobrepondo À Igreja De Roma E Se Constituindo Como Uma Nova Roma, Imperial, Com Sede Em Washington.