Imagens Da Morte
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Miguel Soares Pesquisa A Relação Da Fotografia Com A Morte Através Do Estudo De Retratos Mortuários Produzidos Na Europa, Estados Unidos E Principalmente Em Território Gaúcho, No Período De 1890 A 1963, E Também De Retratos Cemiteriais, Do Cemitério São Miguel E Almas Da Cidade De Porto Alegre. Essas Fotografias Fazem Parte De Uma Cultura Visual Que Desempenha Importante Papel Nas Sociedades Ocidentais, Constituindo-se Em Artefatos Confeccionados Para Atender Aos Anseios De Diferentes Coletividades Diante Do Inexorável Fato Da Morte. Seus Usos E Funções Trazem Diversos Elementos Relacionados Às Questões Da Imagem E Da Memória, Tanto Individual Como Coletiva, Que São Abordados A Partir De Autores Que Se Dedicam Ao Estudo Desses Temas. São Apresentadas 68 Imagens, Investigando-se Seu Caráter Histórico E Suas Imbricações Com A Memória, Além De Sua Forma, Estrutura, Materialidade E Função. Estuda-se Também Como A Fotografia Passou A Ser Um Importante Elemento Cemiterial E Uma Inestimável Ferramenta Da Memória Visual, Disputando Espaço Com Esculturas, Relevos E Demais Signos Funerários. Assim, Busca-se Com Esse Trabalho Construir Uma Análise A Partir Das Importantes Questões Culturais E Sociais Que Culminaram Nessas Imagens.
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Miguel Soares Pesquisa A Relação Da Fotografia Com A Morte Através Do Estudo De Retratos Mortuários Produzidos Na Europa, Estados Unidos E Principalmente Em Território Gaúcho, No Período De 1890 A 1963, E Também De Retratos Cemiteriais, Do Cemitério São Miguel E Almas Da Cidade De Porto Alegre. Essas Fotografias Fazem Parte De Uma Cultura Visual Que Desempenha Importante Papel Nas Sociedades Ocidentais, Constituindo-se Em Artefatos Confeccionados Para Atender Aos Anseios De Diferentes Coletividades Diante Do Inexorável Fato Da Morte. Seus Usos E Funções Trazem Diversos Elementos Relacionados Às Questões Da Imagem E Da Memória, Tanto Individual Como Coletiva, Que São Abordados A Partir De Autores Que Se Dedicam Ao Estudo Desses Temas. São Apresentadas 68 Imagens, Investigando-se Seu Caráter Histórico E Suas Imbricações Com A Memória, Além De Sua Forma, Estrutura, Materialidade E Função. Estuda-se Também Como A Fotografia Passou A Ser Um Importante Elemento Cemiterial E Uma Inestimável Ferramenta Da Memória Visual, Disputando Espaço Com Esculturas, Relevos E Demais Signos Funerários. Assim, Busca-se Com Esse Trabalho Construir Uma Análise A Partir Das Importantes Questões Culturais E Sociais Que Culminaram Nessas Imagens.