Terra-mundo - Para Desfazer O Habitar Colonial

Código: 340589862 / MP958245277

Terra-mundo - Para Desfazer O Habitar Colonial - imagem 1

Valor e prazo de entrega

Ops! Infelizmente, este produto está sem estoque no momento, mas em breve estará de volta.

Importante
Importante
Código da Certificação ANVISANão se aplica
Código da Certificação MAPANão se aplica
Código da Certificação INMETRONão se aplica
Código da HomologaçãoNão se aplica

Neste Livro

Malcom Ferdinand investiga as raízes coloniais de um dos maiores desastres ecológicos da atualidade: a contaminação generalizada das Antilhas pelo agrotóxico clordecona. Longe de ser um acidente isolado, o envenenamento deliberado da população que atinge mais de 90% dos habitantes, do solo e dos rios da Martinica e de Guadalupe é uma das consequências do habitar colonial: um modo violento, racista e patriarcal de se relacionar com a terra, estabelecido pelas colonizações e escravizações da modernidade capitalista.

Abordagem e Análise

Por meio de uma narrativa interdisciplinar dividida em cinco atos, Ferdinand mostra como a estrutura da plantation transformou a Martinica e a Guadalupe em territórios de exceção jurídica, onde a busca pelo lucro na indústria da banana justificou um verdadeiro ecocídio e a desumanização de corpos racializados. A obra denuncia a produção de ignorância e a exclusão sistemática dos povos antilhanos dos processos de decisão política e científica que afetam sua própria vida e os ecossistemas.

Proposta e Inspiração

Para além do diagnóstico da destruição e inspirado por pensadores como Frantz Fanon e Édouard Glissant, Ferdinand propõe uma justiça decolonial que conecta as lutas antissenhoriais contemporâneas às lutas antiescravistas do passado, em um prolongamento transgeracional de uma luta ancestral.

Visão de Futuro

Ao imaginar um estado sem plantation, fundamentado em uma ciência crioula e em uma nova poética do cuidado, o autor nos convida a repensar a relação da humanidade com todo o tecido vivo, a amar a terra e a inventar formas mais justas e dignas de lidar com os outros seres que nela habitam.

Palavras-chave

  • Raízes Coloniais
  • Desastres Ecológicos
  • Contaminação
  • Clordecona
  • Habitar Colonial
  • Violência
  • Racismo
  • Patriarcado
  • Colonizações
  • Escravizações
  • Modernidade Capitalista
  • Narrativa Interdisciplinar
  • Plantation
  • Territórios de Exceção Jurídica
  • Lucro
  • Indústria da Banana
  • Ecocídio
  • Desumanização
  • Corpos Racializados
  • Produção de Ignorância
  • Exclusão Sistemática
  • Povos Antilhanos
  • Decisão Política
  • Decisão Científica
  • Ecossistemas
  • Diagnóstico da Destruição
  • Frantz Fanon
  • Édouard Glissant
  • Justiça Decolonial
  • Lutas Antissenhoriais
  • Lutas Antiescravistas
  • Luta Ancestral
  • Estado sem Plantation
  • Ciência Crioula
  • Poética do Cuidado
  • Relação da Humanidade
  • Tecido Vivo
  • Amar a Terra
  • Formas Justas
  • Formas Dignas
  • Outros Seres