Numa Noite Insone De 1912, Franz Kafka Começou A Compor A História Que Daria Origem À Novela O Veredicto. Entusiasmado Pelo Processo Da Escrita, O Jovem De 29 Anos Atravessaria A Madrugada, Colocando O Ponto Final Na História Quando Os Primeiros Raios De Sol Apareciam Do Outro Lado Da Janela.
esse Momento É Narrado Com Gosto E Rigor Informativo Por Reiner Stach Neste Volume Da Monumental Trilogia Biográfica De Franz Kafka. Aqui, O Biógrafo Alemão, Um Dos Maiores Especialistas Mundiais Na Obra Do Autor Tcheco, Concentra-se No Que Chama De "anos Decisivos": O Período Entre 1910 E 1915, Em Que O Jovem Advogado Experimenta A Vida E A Literatura.
trata-se De Uma Época Movimentada Para O Autor De A Metamorfose. Stach O Captura Durante Suas Incursões — Nunca Bem-sucedidas — No Mundo Sentimental De Kafka, Com Destaque Para O Relacionamento Tortuoso Com Felice Bauer, A Relação Com Sua Herança Judaica, A Vida Social Nos Cafés Literários, A Chegada Da Primeira Guerra Mundial.
reiner Stach Revisita Vida E Obra Com Cuidado E Sempre Evitando Oferecer Uma Chave Interpretativa. Está Interessado Nos Fatos. Fugindo Do Clichê Do Kafkiano, Ele Se Dedica A Esquadrinhar As Pistas De Como O Próprio Kafka Enxergava Suas Obras Para Além Da Vontade De Leitores E Críticos: "não Tenho Interesse Literário, Sou Feito De Literatura, Não Sou Nada Além Disso E Nem Posso Ser Nada Além Disso."