• Home
  • Livros
  • Livros

A Sereia Preta Maranhense: Um Mergulho Em Nossas Histórias Decoloniais Silenciadas

Código: 340314933 / MP957967546

215685757

Valor e prazo de entrega

Este produto não possui disponibilidade para entrega na sua região.

Importante
Código da Certificação ANVISANão se aplica
Código da Certificação MAPANão se aplica
Código da Certificação INMETRONão se aplica
Código da HomologaçãoNão se aplica
Garantia do Fornecedornull

Entre Rios: Memórias e Vozes Ancestrais Negras Femininas

Esta obra convida o leitor a um mergulho profundo na história afrodiaspórica, revelando narrativas que resistem ao silenciamento e à manipulação da colonialidade.

Gestada no encontro entre crianças da Educação Infantil de Chapadinha (MA) e a obra de Sonia Rosa, a narrativa reinventa a figura de Esperança Garcia, que renasce pela força da palavra e da encantaria maranhense, como a Sereia Preta e Mãe-d'água.

Entrelacando mito, memória e pesquisa, a autora constrói uma escrita decolonial que tensiona gênero, raça, classe eТоmando o corpo feminino negro como território de resistência e criação.

Inspirada em pensadores como Mikhail Bakhtin, Frantz Fanon e Aníbal Quijano, a obra questiona as hierarquias impostas pela colonialidade e propõe novos modos de compreender a vida, o conhecimento e a espiritualidade.

Como águas que se encontram e se transformam em mar, narrativas fluem entre oralidade, cotidiano e encantamento, revelando a potência do grande corpo feminino negro como memória viva e força criadora.

Mais do que um estudo, este livro é um convite a outras formas de narrar o mundo, onde arte e ciência se encontram, comprometidas com a vida, a ancestralidade e a reinvenção da existência.

Palavras-chave:

  • História Afrodiaspórica
  • Narrativas de Resistência
  • Colonialidade
  • Esperança Garcia
  • Encantaria Maranhense
  • Escrita Decolonial
  • Corpo Feminino Negro
  • Mito
  • Memória
  • Pesquisa
  • Oralidade
  • Ancestralidade
  • Arte e Ciência