• Home
  • Livros
  • Livros

A Pedagogia Da Alternância: Escolarização Ofertada Para Estudantes Do Campo

Código: 340484797 / MP958138721

216501754

Valor e prazo de entrega

Ops! Infelizmente, este produto está sem estoque no momento, mas em breve estará de volta.

Importante
Código da Certificação ANVISANão se aplica
Código da Certificação MAPANão se aplica
Código da Certificação INMETRONão se aplica
Código da HomologaçãoNão se aplica
Garantia do Fornecedornull

Sou muito grato ao Professor Paulo Roberto Nogueira Silva pela honra de me escolher para prefaciar seu livro. A gente se conheceu lá pelo ano de 2018, sendo meu aluno da disciplina Sociologia da Educação no curso de Pedagogia da UESB. A partir de então, nossa relação foi muito fluida devido a Paulo já ter uma graduação em História e sempre nos mantivemos em contato para discutir sobre o curso de Pedagogia e sobre temas de índole político-acadêmicos.

Sobre o Livro

O livro que o autor nos presenteia é um estudo de longa data que tem sua origem na graduação, dando continuidade no mestrado e, por conseguinte, no seu futuro doutorado. Nele, ele descreve a Pedagogia da Alternância como alternativa de atender aos filhos das famílias dos pequenos produtores rurais e possibilitar um trabalho reflexivo com a sua prática no âmbito rural familiar. Em síntese, a Pedagogia da Alternância cria as condições para que a juventude permaneça no campo.

Origem e Expansão da Pedagogia da Alternância

A criação das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), denominação dada no Brasil aos espaços físicos onde foi implantado a Pedagogia da Alternância, pioneira na América Latina, foi inicialmente em Olivânia, no município de Anchieta, no estado do Espírito Santo em 1968. O Professor Paulo Roberto descreve muito bem como esta escola foi a semente para a expansão de outras instituições do mesmo teor ao longo do território brasileiro.

Metodologia e Conceitos Chave

É importante salientar a minuciosidade metodológica utilizada pelo autor para descrever os frutos de seu trabalho. Coloca ênfase na importância da conceptualização do tempo escola e do tempo comunidade para poder entender o significado e a relevância da Pedagogia da Alternância.

Agradecimento Final

Por fim, quero parabenizar o Professor Paulo Roberto Nogueira Silva não só pela obra por si, como também pela sua dedicação com a docência e seu aporte à educação do campo.

Palavras-chave

  • Professor Paulo Roberto Nogueira Silva
  • Prefácio
  • Sociologia da Educação
  • Pedagogia da UESB
  • História
  • Pedagogia
  • Temas Político-Acadêmicos
  • Pedagogia da Alternância
  • Pequenos Produtores Rurais
  • Âmbito Rural Familiar
  • Juventude no Campo
  • Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
  • América Latina
  • Olivânia
  • Anchieta
  • Espírito Santo
  • Território Brasileiro
  • Metodologia
  • Tempo Escola
  • Tempo Comunidade
  • Educação do Campo