Um dos pilares de uma boa relação entre Sellers e as plataformas de e-commerce é o entendimento do funcionamento do sistema de repasses dos valores apurados com a venda de produtos. Por isso, o Carrefour Marketplace explica para você como funciona o ciclo de pagamento para seus parceiros, confira.
A definição de repasse
Os repasses são os valores que o Carrefour Marketplace paga aos Sellers referentes às vendas feitas em nossa plataforma, descontados os valores das comissões. O pagamento é feito duas vezes por mês, de acordo com a data de confirmação de entrega do produto ao cliente.
Confirmação de pedido
A confirmação das entregas dos pedidos e o pagamento dos repasses são feitos em dois ciclos. O primeiro tem como vencimento o dia 20 de cada mês e o valor transferido é referente às entregas realizadas entre os dias 26 do mês anterior e dia 10 do mês corrente. O segundo ciclo corresponde às entregas feitas entre os dias 11 e 25 do mês corrente e o seu pagamento é feito no dia 10 do mês subsequente.
O status das transações no Carrefour Marketplace
Ao verificar o histórico de suas transações, os Sellers podem encontrar três tipos diferentes de status. Saiba o que significa cada um deles.
Saldo pendente: São os pedidos que não tiveram sua entrega confirmada.
Saldo a pagar: São os pedidos com entrega confirmada, mas dentro de um ciclo aberto.
Pago: São pedidos com entrega confirmada dentro de um ciclo encerrado.
Atenção! Os pedidos com status Pago não significa que o pagamento está efetivado. Ele só é feito nas datas previstas de pagamento para cada ciclo.
Confirme a entrega do produto
O ponto principal para garantir o recebimento do repasse é confirmar a entrega de seus produtos. Para você que usa uma API integrador para gerenciar o seu ciclo de vendas, basta entrar em contato com o prestador do serviço para alteração do status de forma automatizada.
Se você faz o uso de API de integração direta, é necessário realizar a comunicação direta com o sistema do Carrefour Marketplace. Porém, se você controla o ciclo de vida de suas vendas direto no Portal do Fornecedor, basta alterar o status de seu pedido no seguinte caminho: Pedido > Detalhes do Pedido > Informações Adicionais > Confirmação de Entrega.
Localize seus repasses e veja os detalhes
Através do Portal do Fornecedor o Seller pode localizar o valor de seus repasses. Para isso, siga o caminho Portal >Administração>Meus documentos contábeis. Nesta área você terá acesso à lista dos documentos referente aos seus repasses. Pra ver os detalhes do pagamento, copie o número do documento referente ao período que deseja consultar, cole e faça a busca no campo documento que se encontra em: Portal > Administração> Histórico de transações. A primeira linha corresponde ao valor do repasse.
Se você desejar fazer o download de um documento para analisar mais detalhadamente, o Carrefour Marketplace recomenda a conversão do arquivo para o formato ANSI por meio do programa Notepad++, pois o arquivo gerado por nosso sistema, pode não abrir corretamente com a formatação dos textos do Excel.
O significado de Fatura e Crédito Manual
Há a possibilidade do valor do repasse variar no momento do pagamento. Isso ocorre quando há cobrança de um debito ou lançamento de crédito no momento de pagamento do repasse. Se você identificar a sinalização de Fatura Manual em seu histórico, significa que houve algum processo pago pelo jurídico do Carrefour Marketplace, por exemplo, e que esse valor foi descontado do repasse ao parceiro. Essas situações acontecem, geralmente, em casos de atraso na entrega, troca, devolução e liberação de reembolso.
Mas não há apenas casos de débitos que mudam o valor do repasse financeiro. Há casos sinalizados como Crédito Manual, o que significa que houve valores cobrados indevidamente e que eles serão creditados na conta do Seller no fechando do próximo ciclo de repasses.
Esperamos ter ajudado a resolver suas dúvidas sobre como identificar valores de repasse em nossa plataforma. Se ainda houver alguma dúvida, entre em contato com o nosso setor de operação nos canais abaixo.
Portal de apoio ao seller:
Portal de Suporte
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 3779-6338 | 3755-2650 | 3779-6587