text.skipToContent text.skipToNavigation

Processo de qualificação de fornecedores têxteis do Grupo Carrefour.

O que é

O processo de qualificação de fornecedores têxteis faz parte da política global de relacionamento com os fornecedores do Grupo Carrefour, com base no Código de Conduta para Negócios e no Código de Ética e Social para Fornecedores.

Neste processo, cuja a aceitação dos requisitos e critérios é contratual, nossos fornecedores são monitorados para que os padrões de qualidade e requisitos sociais, trabalhistas, ambientais e éticos sejam atendidos. Nesse contexto, fornecedores de produtos têxteis e seus subcontratados obrigatoriamente se submetem aos processos de auditorias independentes da ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil e/ou ICS - Initiative Clause Sociale - www.ics-asso.org. O não cumprimento dos requisitos estabelecidos, em especial os relacionados ao respeito aos direitos humanos e condições dignas de trabalho, levam à suspensão contratual de fornecimento.


Critérios e requisitos de fornecimento

Para se tornar um fornecedor têxtil do Carrefour, nossos parceiros devem estar de acordo com os três principais documentos que norteiam a nossa conduta social: Código de Conduta para Negócios, Código de Ética e Social para Fornecedores e o Acordo Nacional de Compra e Fornecimento.

Código de Conduta 
Código de Ética
Contrato de Fornecimento


Resultados de auditorias em fornecedores

 

Numero de não conformidades no sistema de certificação de fornecedores por tipo em 2015:

 

  Total de Empresas Atende Atende parcialmente Não atende Não se aplica
Trabalho forçado / análogo ao escravo 576 575 0 0k 1
Imigrantes irregulares 576 80 0 0 496
Práticas disciplinares abusivas 576 575 0 0 1
Irregularidades com pagamentos 576 558 0 17 1
Carga horária acima do permitido 576 529 35 8 1

Sistema de controle e monitoramento:

A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, fundada em 1999, representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho. A entidade mantém-se fiel aos seus princípios que são a ética e o respeito à legislação, apoiando ações que visem a responsabilidade social, a formalização nas relações comerciais e o combate à concorrência fraudulenta. Para todos os produtos nacionais os fornecedores são obrigados a aderir ao programa de certificação de fornecedores da ABVTEX. Conheça mais em: www.abvtex.org.br

Para produtos importados, o Grupo Carrefour utiliza a metodologia da ICS (Initiative Clause Sociale), associação formada por varejistas franceses e belgas, cujo padrão de controle e monitoramento dos fornecedores contempla os seguintes temas:

Pacto nacional pela erradicação do trabalho escravo

O Grupo Carrefour foi signatário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo desde o seu lançamento, e atuou proativamente para criação e lançamento do InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo em maio de 2014, sendo atualmente um associado curador e Apoiador institucional. O InPACTO, lançado em maio de 2014, nasceu com o objetivo de fortalecer, ampliar e dar sustentabilidade às ações realizadas no âmbito do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. www.inpacto.org.br


Qualificação interna de processo e equipe

O Carrefour realiza treinamentos voltados às equipes comerciais para tratar do fornecimento responsável e da exigência do processo de certificação da ABVTEX, reforçando suas práticas para o combate a condições degradantes de trabalho e situações análogas à escravidão em seus fornecedores. Estas reuniões acontecem duas vezes por ano a cada lançamento de uma nova coleção. O processo de compra e controle realizado internamente é auditado pela EY.