CARREFOUR INSTALA MÁQUINAS DE RECICLAGEM QUE GERAM DESCONTO EM LOJAS DE SÃO PAULO

Em parceira inédita com a Unilever, o programa Carrefour Re-Ciclo gera descontos ao consumidor a cada embalagem depositada nas lojas participantes

São Paulo, agosto de 2016 A partir deste mês, os clientes do Carrefour poderão ganhar descontos ao depositar embalagens usadas em máquinas de reciclagem disponíveis em oito hipermercados da rede na região metropolitana de São Paulo (SP). A iniciativa integra o programa Carrefour Re-Ciclo, que incentiva os consumidores brasileiros a mudar os hábitos de consumo e a reciclar seu lixo de forma inteligente. As unidades da Retorna Machine, desenvolvida pela startup Triciclo, permite reciclar embalagens vazias em troca de incentivos como desconto na conta de luz, créditos no sistema de transporte público da cidade, dentre outros serviços. Primeira parceira do Carrefour no projeto, a Unilever concederá, para cada embalagem de desodorante vazia depositada, um cupom de 30% de desconto para a compra de uma unidade de desodorante comprimido Rexona ou Dove – que possui a mesma quantidade e eficácia do produto convencional, porém, com o menor consumo de materiais em sua fabricação. Futuramente, o Carrefour Re-Ciclo pode ser ampliado para outras regiões e contemplar outros tipos de embalagem.

“Este programa reforça o nosso compromisso com uma cadeia de comércio responsável, o bem-estar social e a proteção do meio ambiente. Por estar tão próximo do consumidor, o varejo pode ajudar a reduzir a cultura do desperdício por meio da mudança no comportamento de consumo”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. Em todo o mundo, o Carrefour apoia e promove diversos projetos voltados à preservação dos recursos naturais. O incentivo à reciclagem é a mais efetiva forma de proteger esses recursos, já que evita o emprego de novas matérias-primas no processo industrial. “Acreditamos que este programa tem um grande potencial de engajamento junto ao consumidor, já que mostramos de maneira prática os benefícios ambientais e financeiros da reciclagem do seu próprio lixo”, destaca Pianez.

O Carrefour Re-Ciclo integra a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, que direciona sua atuação e investimentos com base em três pilares globais: combater todas as formas de desperdício, proteger a biodiversidade e oferecer suporte aos parceiros na implementação de ações para redução do impacto ambiental e na promoção dos benefícios sociais. Em 2015, a companhia lançou no Brasil o Movimento Desperdício Zero, uma série de ações voltadas ao combate ao desperdício e ao consumo consciente.

Paralelamente, o Carrefour promove outros projetos que colaboram com a preservação dos recursos naturais. No ano passado, o Programa Juntos pelo Meio Ambiente, desenvolvido desde 2008 em parceria com a Mondelez Brasil e a Tetra Pak, coletou de mais de 2.760 toneladas de materiais recicláveis – volume 38% maior na comparação com o ano anterior. Esses números são resultado da operação de 138 pontos de coleta localizados em 47 municípios brasileiros. Além disso, as estações de coleta apoiam diretamente cerca de 350 cooperados e sua renda beneficia mais de 1.000 pessoas indiretamente. Além da reciclagem de embalagens, o Carrefour incentiva e promove a reciclagem de pilhas, baterias, medicamentos vencidos, óleo de cozinha usado, pequenos eletrônicos e cartuchos de impressoras, que são encaminhados para a destinação mais adequada.

Retorna Machine

Primeiro projeto da Triciclo, a Retorna Machine é um novo e tecnológico meio de logística reversa, que recolhe 2.000 embalagens de garrafas pet e latas de alumínio por dia em 17 pontos espalhados por São Paulo (SP). As máquinas já coletaram mais de 300 mil embalagens, totalizando mais de 4 toneladas de garrafas pet e aproximadamente 2 toneladas de alumínio. Com isso, mais de R$ 6 mil reais foram revertidos em bônus nas faturas de energia e recarga no vale transporte. “Nosso objetivo é oferecer soluções criativas para o desenvolvimento sustentável e inserir entidades e a comunidade dentro de tal contexto”, explica Felipe Cury, co-fundador da Triciclo. “O que buscamos é incentivar os cidadãos a transformarem embalagens vazias, que podem ser um problema para o meio ambiente, em benefício para si e para a sociedade como um todo”, finaliza Cury.

As lojas participantes do Carrefour em São Paulo (SP) são:

- Carrefour Anália Franco: Av. Regente Feijo, 1.759, Vila Regente Feijo - São Paulo/SP

- Carrefour Giovani Gronchi: Av. Alberto Augusto Alves, 50, Vila Andrade - São Paulo/SP

- Carrefour Imigrantes: Rua Ribeiro Lacerda, 940, Bosque da Saúde - São Paulo/SP

- Carrefour Interlagos: Av. Interlagos, 2.501, Jardim Consórcio - São Paulo/SP

- Carrefour Osasco: Av. dos Autonomistas, 1.542, Vila Yara – Osaco/SP

- Carrefour Pinheiros: Av. das Nações Unidas, 15.187, Vila Gomes - São Paulo/SP

- Carrefour São Bernardo: Av. Senador Vergueiro, 2.000, Jardim Três Marias - São Paulo/SP

- Carrefour Tamboré: Av. Piracema, 669, Tamboré - São Paulo/SP