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Instituto Carrefour

Quem Somos

Criamos um mundo melhor quando respeitamos as pessoas em suas singularidades e quando contribuímos para que elas possam desenvolver seus talentos e potencialidades. O Instituto Carrefour acredita na valorização da diversidade, promove e incentiva ações que gerem inclusão para que as pessoas possam contribuir e participar dos benefícios do desenvolvimento.

Somos um instituto de origem empresarial, sem fins lucrativos e de interesse público, dedicado a valorizar a diversidade e enfrentar as desigualdades sociais. A partir do diálogo aberto, de parcerias e da educação, nós acreditamos que, juntos, podemos transformar a realidade e criar uma sociedade melhor para todos.

Objetivos

Tudo o que a gente faz é pensando em criar um mundo melhor para as pessoas ao nosso redor. Acreditamos que a valorização da diversidade é elemento essencial do desenvolvimento sustentável e por isso consideramos diferenças e semelhanças na promoção da equidade, do empoderamento e da inclusão de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

  • Valorizar a diversidade e contribuir para a diminuição das desigualdades.
  • Promover o diálogo entre organizações de diferentes setores da sociedade para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica.
  • Estabelecer parcerias que promovam a inclusão e o enfrentamento da discriminação, em especial nas comunidades nas quais o Grupo Carrefour Brasil está presente.

Fundamentos de Trabalho

Valorizar a diversidade também envolve encontrar maneiras variadas e criativas de contribuir com as mudanças.

  • Diversidade
  • Diálogo
  • Transversalidade
  • Parcerias
  • Educação
  • Direitos

Governança

Nossa governança conta com representantes das empresas do Grupo Carrefour e representantes da sociedade civil.

• Conselho de Administração/Assembléia Geral: Responsável por traçar estratégias e validar os resultados das ações do Instituto.
• Conselho Fiscal: Zela pela observância dos princípios contábeis.
• Comitê Jurídico: Cuida da avaliação e orientação do Instituto juridicamente.
• Comitê Gestor de Recursos: Cuida da elaboração do plano anual de alocação de recursos.
• Diretoria: Responsável pela cordenação e administração geral de todas as atividades do Instituto.

Grupo Carrefour Brasil

Constantes transformações que fazem a diferença. O Grupo Carrefour chegou ao Brasil há 40 anos, em 1975, e trouxe uma grande novidade: o primeiro hipermercado da história do País. Desde então continua em constante transformação, se reinventando diariamente para oferecer a melhor experiência de compra para milhões de clientes que passam por suas lojas todos os meses.

Divididas entre as bandeiras Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, o Grupo conta com 250 unidades espalhadas por todo o País, apostando em diversos formatos de lojas para atender os consumidores brasileiros em seus diferentes momentos de compra. Além disso, atua ainda no segmento de postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros, completando assim uma ampla oferta de serviços.

Com uma estrutura logística composta por 38 unidades, dividida entre centros de distribuição, plataformas e centrais de atacado, a empresa contribui para o abastecimento de 24 Estados.

Missão

Nossa missão é promover ações e iniciativas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão socioeconômica.

Acreditamos que a diversidade é uma das características mais marcante da humanidade e se valorizada e promovida, pode nos tornar mais fortes e ampliar nossas capacidades em termos acesso às oportunidades sem as barreiras da discriminação.

Valorizar a diversidade é rejeitar que algumas de nossas características se transformem em motivo para desigualdades, injustiças e exclusões.

Referências

Baseamos nossas ações e projetos em normativas que, além de irem ao encontro de nossos ideais, são grandes inspirações para a sociedade como um todo.

Declaração universal dos direitos humanos
Desde 1948, ano em que a declaração foi proclamada, temos nesse documento a garantia dos direitos universais que devem ser disponibilizados a todos os seres humanos, independente da raça, credo, cor, orientação sexual ou classe social.

Convenções fundamentais da organização internacional do trabalho
Em 1998 foi aprovada esta declaração e, desde então, o mundo ganhou uma perspectiva diferente acerca dos direitos fundamentais no trabalho, criando regras que não só induzem o respeito a todos os trabalhadores, como também proíbem uma série de condições irregulares.

Pacto mundial em prol dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e práticas anticorrupção
Lançado no início do ano 2000, esse pacto incentiva diversas organizações a construírem um mercado global cada vez mais inclusivo e sustentável, conquistando assim uma dimensão social da globalização.

Constituição da República Federativa do Brasil
Criada em 1988, a Constituição nacional assegura os direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como os principais valores da população brasileira.

Cenário Nacional

Juntos, podemos mudar essa história! Atualmente mais da metade da população brasileira é negra, entretanto, os negros são vítimas constante de preconceito e discriminação no acesso a oportunidades. Sejam nos grandes centros urbanos ou em zonas mais afastadas, a taxa de mortalidade é maior, os salários chegam a ser 41,6% menor e o grau de escolaridade cresce desproporcionalmente com o da população branca.

As mulheres ocupam posições e possuem salários inferiores; homossexuais, travestis e transexuais sofrem violências; a população negra não é devidamente reconhecida ¿ seja financeiramente ou culturalmente falando, apesar de tanta diversidade presente na sociedade brasileira.

Por esses motivos, o Instituto Carrefour trabalha no empoderamento das chamadas minorias e promove equidade para que as pessoas possam encontrar condições de acesso a oportunidades em condições de igualdade.

Como atuamos

Enfrentar as desigualdades é nosso trabalho diário. Atuamos em três frentes que se complementam e que interagem entre si para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a valorização da diversidade e o enfrentamento das desigualdades:

Inserção no mercado de trabalho
Contribuição com a garantia das condições de empregabilidade que priorizam segmentos historicamente discriminados.

Educação para a inclusão
Sensibilização da sociedade para o valor da diversidade e o respeito dos Direitos Humanos.

Geração de renda
Empoderamento de segmentos historicamente discriminados por meio da promoção de programas de geração de renda.

Voluntários

Conheça o Programa “Voluntário Carrefour” que proporciona experiências positivas de solidariedade para os colaboradores, parceiros e clientes de toda a rede, ajudando a melhorar as comunidades nas quais estamos inseridos. Participe das nossas ações voluntárias.

Saiba mais aqui

Equipe

Karina Chaves é graduada em psicologia pela UNESP, tem pós-graduação em Recursos Humanos pela FAAP e especialização em Sustentabilidade pela Dom Cabral. É Diretora do Instituto Carrefour e Gerente de Responsabilidade Social do Carrefour Brasil. Lidera, desde 2012, a plataforma de Valorização da Diversidade da empresa. Faz parte do comitê gestor do Fórum LGBT de empresas, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da rede brasileira do Pacto Global e do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Instituto Ethos.