text.skipToContent text.skipToNavigation
smart-tv-como-funciona_mobile.jpg

Smart TV: como funciona esse aparelho?

Smart TV: como funciona esse tipo de TV tão completa? Ela é uma inovação que mudou a forma como curtimos nossa programação. Se antes você dependia da programação dos canais de TV, agora você tem acesso ao vasto conteúdo que serviços de streaming e/ou on demand podem oferecer, além de outros aplicativos disponíveis.  

Diante de tantas funcionalidades que as TVs oferecem hoje em dia, pode ficar complicado entender o que cada uma delas pode realmente agregar à sua vida. Então separamos aqui algumas formas de aproveitar melhor sua Smart TV.

Vamos às dicas

- Tenha uma boa conexão de internet

As Smart TVs são aparelhos de TV que se conectam à internet. Elas não têm um sinal próprio, por isso, para utilizá-la, você precisa de uma conexão com a internet.

Existem 3 mecanismos que conectam uma Smart TV à internet: ela ter o Wi-Fi integrado (que consegue captar o sinal do Wi-Fi), ela ser Wi-Fi ready (que precisa de um adaptador para se conectar) ou realizar acesso por LAN (um cabo que conecta a TV ao modem da internet).

Independente de como a conexão é feita, um bom sinal de internet é fundamental para que você possa aproveitar sem sustos ou lentidão o seu conteúdo on-line.

- Aproveite os aplicativos exclusivos

Entre os diferenciais que cada fabricante oferece, os aplicativos exclusivos são um ponto de atenção importante. Você pode acompanhar notícias, previsão do tempo, resultado das rodadas do futebol e muito mais. Isso sem falar nas "locadoras on-line", como Netflix, Crackle e o próprio Youtube! Mas atenção: nem todos os modelos vêm com esses aplicativos.

Com eles, você tem um acesso mais rápido e prático a conteúdos, muitas vezes disponíveis apenas para os clientes de uma marca específica. E esses aplicativos variam. Vão desde serviços on demand ou de streaming, até chamadas de vídeo e áudio.

- Navegue pela internet na tela grande

Alguns modelos de Smart TV trazem ainda navegadores, ou seja, você consegue navegar na internet normalmente, usando a sua TV e não apenas acessando aplicativos já instalados.

- Comente em tempo real

Se você gosta de comentar nas redes sociais, em tempo real, seu jogo, série ou filme, com uma Smart TV, você nem precisa utilizar um tablet ou smartphone.

- Invista em uma boa webcam

Graças a toda essa conectividade, a webcam pode ser uma boa compra. Com ela você vai poder fazer videochamadas pela sua Smart TV e, ainda, se o modelo for compatível, ela pode ser utilizada para reconhecer comando por movimento. Sim, algumas Smart TVs contam não só com comando de movimento, como de voz também.

- Para quem gosta de tudo conectado

Outra vantagem das Smart TVs é que elas são altamente conectáveis e trazem diferentes tipos de saídas e entradas (HDMI, USB, MHL) e até conexões sem fio, como bluetooth e DLNA, que aproveita sua rede interna de casa para compartilhar fotos e músicas. Então, você pode acoplar diversos aparelhos como videogames e blu-ray players, até conectar smartphones e tablets.