text.skipToContent text.skipToNavigation
O-tamanho-de-TV-influencia-na-qualidade-da-imagem-MOBILE.jpg

O tamanho de TV influencia na qualidade da imagem?

Em um mundo centrado na tecnologia, estamos cercados por telas de todos os tamanhos, tanto de nossos smartphones como de computadores, das televisões de casa e dos locais que frequentamos. Independentemente do tamanho de TV, o que queremos é sempre uma imagem de qualidade, que nos proporcione uma experiência bacana em qualquer situação.

E como é que o tamanho de TV está relacionado à qualidade da imagem dela? A verdade é que tanto uma TV bem pequena pode ter uma ótima imagem como uma TV bem grande. A qualidade está relacionada à resolução do aparelho, que precisa crescer à medida que cresce também o tamanho físico do equipamento.

Para que fique mais fácil entender como o tamanho do monitor está ligado à resolução, seguem algumas dicas e itens técnicos de uma maneira bem simples.

Os pixels

Você já deve ter ouvido falar em pixels. Eles são pontos coloridos que costumam aparecer na forma quadrada. As imagens - nas televisões, telas, projetores, celulares ou monitores - são geradas por uma soma de pixels. Quanto mais pixels uma imagem tiver, maior será a sua resolução. Por isso, quando uma imagem não está tão nítida, muitas vezes ouvimos alguém comentar que ela está "pixelada".

Polegadas

O tamanho de TV é, por definição, medido em polegadas. Uma polegada equivale a mais ou menos 2,5 cm. Enquanto a resolução é dada pelas medidas da horizontal x vertical do aparelho, a medida do tamanho do aparelho é feita na diagonal. Ou seja, quantas polegadas couberem na diagonal do aparelho, será aquele o seu tamanho.

Resoluções comuns para tamanho de TV

Tendo em mente os conceitos apresentados de pixels e polegadas, que pertencem ao universo do tamanho das TVs, atente-se às medidas de resolução das televisões. Ela indica quantas linhas e colunas de pixels são utilizadas para gerar a imagem que será apresentada na tela. As resoluções que você encontra hoje no mercado são a HD, Full HD e a Ultra HD ou 4K (são nomes comerciais da mesma resolução). Hoje, por questão de mais oferta e demanda, o padrão mais comercializado é o Full HD e você consegue fazer bons negócios em telas de grande formato, recursos "smart" com custo bastante acessível.

No entanto, os modelos 4K estão ganhando popularidade de forma acelerada, conquistando cada vez mais adeptos. Até porque a qualidade da imagem sem comparação, a riqueza dos detalhes e cor, tem atraído os interessados em uma experiência diferenciada. Uma TV 4K é 4 vezes mais detalhada do que a Full HD e alguns modelos têm ainda o recurso Upscaling que transforma o conteúdo Full HD para o novo formato.

No caso da resolução HD, uma tela exibe 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, o que resulta em cerca de um milhão de pontos coloridos formando imagens. Já a resolução Full HD conta com mais de 2 milhões de pixels formando imagens, a partir de 1.920 colunas de pixels e 1.080 linhas.

Na prática isso funciona assim: em uma TV HD, você consegue ver os detalhes básicos de um cenário de sua novela preferida. Com a Full HD, você vê até o contorno da maquiagem quando rola um close. Já na 4K você sequer consegue ver os pixels que formam a imagem, além de perceber que a profundidade e a fluidez nas imagens são sem comparação, como se fossem reais mesmo.

Distância da TV também influencia

Essas definições quantitativas ajudam bastante a entender como se dá a resolução de uma tela, mas também é necessário avaliar alguns pontos importantes para garantir a qualidade da imagem com a TV em casa: a distância que haverá entre o aparelho e o sofá e o ambiente em que a TV será instalada.

Esse aspecto vale mais quando se trata de TVs HD e Full HD. No caso da Ultra HD, a resolução é tão grande que dificilmente haverá a percepção de qualquer falha na imagem, independentemente da distância entre o aparelho e o espectador. Por isso, se sua sala é pequena, você não precisa se preocupar com o tamanho da TV se ela for 4K. A imagem será perfeita!

Os fabricantes de eletrônicos dão algumas sugestões no que diz respeito à distância e qualidade da imagem e tamanho de TV. A dica aqui é multiplicar cada 10 polegadas por 0,5. Assim, uma TV de 40 polegadas precisa ficar a 2 m de seus olhos. Simples!

Se a vontade é ter uma tela bem grande, com mais de 50 polegadas, o ideal é partir para resoluções maiores, como a Ultra HD.