text.skipToContent text.skipToNavigation
m_tv_img_01.jpg

Aprenda como escolher a melhor TV para você

Na hora de comprar a TV da sua casa, é comum ficar em dúvida com a quantidade de modelos que existem no mercado. São tantas tecnologias, 4K, OLED, 3D que pode até parecer difícil escolher.

Mas na verdade é muito simples. Você só precisa entender as principais diferenças e vantagens de cada modelo para descobrir qual é a melhor TV para o que você está procurando. Alguns fatores como o tamanho e iluminação da sua sala também podem ajudar bastante nessa decisão. Quer ver?

 

Sintonizador Digital

 

Essa dica vale para todo mundo. Prefira as TVs que já venham com o sintonizador digital ou você terá que comprar um avulso para conseguir assistir à transmissão da TV aberta digital. Lembre-se que o sinal analógico no Brasil já tem data para acabar.

 

Tipos de tela:

 

Plasma x LED x OLED


Plasma

 

A TV de plasma pode ser uma boa opção para quem quer fazer um cineminha em casa e tem uma salinha escura ou com iluminação controlada, tipo essas de home theater, sabe? Mas se a sua sala é clara e você não tem como controlar a iluminação, essa definitivamente não é a melhor TV. O plasma reflete de mais e fica difícil enxergar com a luminosidade.

A vantagem do plasma é que ele oferece imagens de alta qualidade e excelente contraste. Para você entender, funciona mais ou menos assim: quanto maior o contraste, mais reais as imagens parecem. Outra vantagem é a qualidade das cenas de movimento, elas ficam sem aqueles borrões conhecidos como “efeito fantasma”. Por isso, se você gosta de filmes de ação, esportes ou videogame, pode ser uma ótima escolha.

A parte ruim é que essa TV não é nada econômica. Seu consumo pode ser até 50% maior que uma tela LED do mesmo tamanho. Além disso, não existem modelos menores que 42 polegadas e nem telas muito finas.

 

LED 

A TV LED tem várias vantagens e, por isso, é a mais vendida no mercado. Para começar, ela é mais fininha, mais leve e ainda gasta bem menos energia que a de plasma.

Além disso, você não precisa se preocupar com a iluminação da sua casa, a TV LED se adapta bem em qualquer tipo de ambiente, claro ou escurinho.

As imagens também são de alta qualidade e o destaque aqui são as cores mais vivas e reais. Outra vantagem é que é possível encontrar modelos de todos os tamanhos, desde 18 até 80 polegadas.

 

OLED

A TV OLED é a mais fina de todas, sua tela pode ter menos de 1 mm de espessura! Além de dar um toque super moderno à decoração, a imagem da TV é de altíssima qualidade, apresentando a reprodução de cores mais fiel do mercado.

Outra grande vantagem da TV OLED é que ela possui maior ângulo de visão. Na prática, isso significa que você consegue ver a mesma qualidade de imagem em diferentes cantos da sala. Pode ser a melhor TV para salas e famílias maiores.

Para completar, ela gasta bem menos energia, sendo a mais econômica e sustentável do mercado.

 

Tela curva

Além do design lindo e moderno, a tela curva tem outros benefícios. O objetivo dessa tela é imitar a sensação do nosso olhar ao enxergar o mundo ao nosso redor e não como uma tela plana. Assim ela cria um efeito de profundidade e o que você está assistindo parece muito mais real.

O maior ângulo de visão é mais um destaque. Como explicado acima, quanto maior o ângulo de visão, melhor a qualidade da imagem em diferentes pontos da sala. Para famílias grandes isso é muito bom, já que evita brigas pelo melhor lugar no sofá.

Imagem:

Resolução HD x Full HD x  4K/Ultra HD

A resolução é fundamental para garantir a nitidez da imagem. É bem simples: quanto maior a resolução,  mais detalhes você consegue ver na imagem.

A resolução HD alcança no máximo 1.280 x 720 pixels, enquanto a Full HD tem 1.920 x 1.080 pixels e uma qualidade de imagem melhor. Já a 4K é a melhor TV de todas, ela alcança até quatro vezes mais, 3.840 x 2.160 pixels. Ou seja, você consegue ver com perfeição até os mínimos detalhes.

Para você entender como isso funciona na prática: se você assiste a um jogo de futebol em uma TV HD, você consegue ver com nitidez a cor da chuteira do jogador. Em uma Full HD, é possível ver a marca da chuteira. Já em uma TV 4K, você consegue enxergar até detalhes da costura da chuteira!

 

Importante:

Para aproveitar o potencial da TV  4k, é preciso um conteúdo em alta definição. A TV a cabo e o Netflix já têm uma lista de filmes e séries em alta resolução, mas quer uma dica? Se você comprar uma TV 4K ou uma Full HD, prefira os modelos que já vêm com Upscaling, que transforma conteúdos de baixa resolução em imagens com qualidade bem próxima ao 4K.

 

Frequência 

A frequência da TV nada mais é que a taxa de atualização da tela. Quanto mais alta a frequência, mais suave será a transição das imagens, entendeu? 

A melhor TV para quem curte games, filmes de ação e esportes é, com certeza, a que tem uma alta frequência. As cenas de movimento ficam muito mais fluídas, sem aqueles “borrões”.

As frequências mais comuns são: 60 Hz, 120 Hz e 240 Hz. As TVs com 120 Hz têm um desempenho bem melhor que as de 60 Hz. Você notará uma grande diferença!

 

Recursos:

 

Smart TV

A principal vantagem da Smart TV é  que você consegue se conectar à internet de casa. Em um mundo cada dia mais digital, isso traz grandes facilidades, como assistir a filmes e séries no Netflix, ouvir música, assistir a vídeos do Youtube, baixar games, apps, etc. Mas, fique atento, nem todos os modelos têm o Netflix, então se esse é o seu principal objetivo, não se esqueça de checar se ela vem com o app, ok?

A Smart TV pode ter dois tipos de conexão: com Wi-Fi  ou com cabo de rede (conexão LAN). Cada uma tem sua vantagem: enquanto a conexão com Wi-Fi é bem mais prática, a com cabo é mais rápida.

A Smart TV com Wi-Fi pode vir com um adaptador ou com Wi-Fi integrado à televisão.

Toda Smart TV vem com o sistema operacional próprio da marca, porém alguns fabricantes já trabalham com o sistema Android. Assim você terá milhares de aplicativos para Android disponíveis para baixar na sua TV e a conexão com o celular também ficará muito mais prática.

 

3D

A principal vantagem da TV 3D é que as imagens em três dimensões proporcionam uma sensação interativa, fazendo com que você se sinta dentro da cena mesmo. Ou seja, os filmes podem ficar ainda mais emocionantes!

Existem dois tipos de tecnologia: ativa e passiva. Na ativa, os óculos têm bateria e você pode se deitar para assistir a um filme ou se mexer à vontade sem ter problemas com a imagem. A resolução do 3D ativo também costuma ser um pouco melhor.

Já no 3D passivo, a imagem ganha em brilho e contraste. Os óculos são bem simples, parecidos com os de cinema, e tem a vantagem de cansarem menos a vista.

Importante lembrar que você precisa do kit completo para assistir em três dimensões:  TV 3D, óculos 3D, conteúdo 3D e reprodutor 3D (Blu-ray 3D ou receiver 3D).

 

Entradas

Fique de olho na quantidade de entradas que a sua TV tem para se conectar a outros aparelhos. Basicamente, a melhor TV é a que tem maior número de entradas.

A entrada USB serve para conectar pen drives, teclados, mouses. E na Smart TV ela será muito importante para conectar o adaptador de Wi-Fi, caso ele não esteja integrado.

Já a entrada HDMI serve para conectar cabos HDMI e assistir a filmes ou qualquer outra coisa com alta qualidade de imagem e som. Ela também conecta notebooks, computadores, videogames, Blu-ray, home theater ou dispositivos como o Apple TV e Google Chromecast. Por isso, quanto mais aparelhos você tiver, mais entradas dessas você vai precisar.

E aí, já sabe escolher a melhor TV para sua casa?