text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-de-notebook-como-cuidar-bem-do-seu-mobile.jpg

Dicas de notebook: como cuidar bem do seu

Aparelhos eletrônicos exigem cuidados para que se mantenham funcionando perfeitamente e tenham a vida útil prolongada. Por isso, dicas de notebook são tão importantes. São computadores que carregamos de um lado para o outro o tempo todo. Eles contêm, muitas vezes, arquivos de fundamental importância para o trabalho e os estudos e devem ser tratados com cuidado e atenção.

Mas quais as melhores maneiras de contribuir para a conservação de um notebook? O que se deve e o que não se pode fazer de jeito nenhum? Vamos a algumas dicas que ajudarão nesse processo.

Cuidado ao transportar o notebook

Notebooks foram feitos para serem transportados. Porém, é preciso bom senso para evitar danos e mantê-los intactos. Procure sempre desligar seu computador portátil antes de transportá-lo. Isso evita que uma possível batida traga danos ao HD. Quando andar com o computador pelos cômodos da casa, evite caminhar com a tela aberta.

Para prevenir danos, adquira uma capa para o seu notebook e utilize-a sempre que for levá-lo para qualquer lugar. Quanto mais acolchoada for a capa, melhor para proteger o aparelho. Outro cuidado que você deve ter é o de usar uma capa adequada ao tamanho do notebook, pois ela irá aderir melhor ao dispositivo.

Limpeza constante é uma dica de notebook

Manter o seu notebook sempre limpo é uma parte importante do processo de conservação. Na limpeza, não é recomendado utilizar produtos químicos caseiros ou álcool, mas você pode usar um que seja especial para eletrônicos. Separe uma flanela ou pano bem macios e um pincel ou um cotonete.

Para limpar a tela do notebook, utilize a flanela ou o pano, que deve ser macio para que não provoque arranhões. Caso decida utilizar um produto especial para dispositivos eletrônicos, borrife um pouco do líquido no pano e depois faça movimentos suaves na tela para eliminar a sujeira. Pode ser preciso passar o pano novamente, dessa vez seco para eliminar de vez a sujeira.

O pincel é perfeito para limpar o teclado e as entradas dos cabos, por exemplo. Mas não coloque o pincel nessas frestas, para que não fiquem pelos dentro das entradas; apenas passe-o superficialmente por elas. Para limpar entre as teclas, tanto o pincel como o cotonete podem ser usados.

Ainda para manter seu aparelho sempre limpo, lembre-se de que seu notebook não combina com alimentos e bebidas. O melhor é mantê-lo bem longe deles, pois farelos de comida podem se acumular em locais de difícil limpeza, enquanto os líquidos podem causar danos imediatos ao aparelho.

Não deixe o notebook esquentar demais

Quando utilizamos o computador portátil sobre superfícies que o abafam, ele acaba aquecendo mais do que o recomendado e isso pode afetar a vida útil dele. A dica vale para o uso em cima da cama, de almofadas, superfícies acolchoadas e até mesmo algumas mesas. Lembre-se de que utilizar o notebook sobre uma superfície adequada ajuda não apenas na conservação do aparelho, mas também na sua postura ao trabalhar ou se divertir enquanto utiliza o computador.

Consulte um técnico

Caso se depare com algum problema inesperado relacionado ao seu notebook, não tente resolvê-lo sozinho. O melhor é procurar a ajuda de um técnico com experiência, que poderá aconselhá-lo sobre o melhor a fazer. Se o computador ainda estiver na garantia, procure a assistência técnica autorizada. Lembre-se de que o problema pode ser mais fácil de se resolver do que pensamos, mas somente um especialista poderá dar essa orientação.