text.skipToContent text.skipToNavigation
m_multi_01.jpg

Como escolher a melhor multifuncional

Imprimir, escanear, tirar cópias e até enviar um fax com facilidade e em ótima qualidade. Essas geralmente são as funções disponíveis nas impressoras que são multifuncionais. Algumas oferecem, além disso, conectividade Wi-Fi, entrada para cartões de memória e até para ligar sua câmera fotográfica diretamente nela. Para escolher a melhor multifuncional entre todos os modelos e marcas, é necessário avaliar o que você realmente busca em um equipamento desses.

 

Laser ou jato de tinta

 

 

 

As impressoras a jato de tinta são os modelos mais vendidos para uso doméstico. A maioria das pessoas gosta desse modelo, pois são ideais para imprimir poucos arquivos e possuem boa qualidade de impressão. Elas funcionam com cartuchos - coloridos e preto.

 

Atualmente, muitos modelos oferecem a opção de comprar esses cartuchos separadamente. E isso é ótimo, pois, ao acabar uma das cores, não é necessário trocar todo o cartucho (como acontecia nos primeiros modelos lançados no início da década de 90).

 

O ponto fraco desse modelo é que a impressão costuma demorar um pouquinho mais que as outras, mas nada que incomode muito também.

                                                                                                                 

Já as impressoras a laser são bem simples e fáceis de usar. Elas funcionam com toner e também são ótimas para uso doméstico. Porém, o que você deve levar em conta ao escolher uma dessas é se você vai ou não imprimir muitos arquivos. Elas são mais rápidas e imprimem em melhor qualidade. O toner é um pouquinho mais caro que o cartucho, mas rende muito mais impressões.

 

Portanto, vale levar tudo isso em consideração antes de comprar sua multifuncional. Aproveite e veja também quais tipos de impressora são mais indicados para sua casa.

Tamanho da multifuncional

 

Para ter uma multifuncional econômica em sua casa, é necessário ver também o local em que ela vai ser instalada. Geralmente, os modelos atuais ocupam pouco espaço, mas é preciso ao menos ter uma mesa ou estante para colocar sua impressora e ver também se ela vai ter que ficar perto do computador, para os casos de computadores de mesa.

 

Custo benefício

 

Mais práticas, as multifuncionais têm um bom custo benefício, pois não existe a necessidade de comprar outros periféricos por ter diversas funcionalidades integradas, como escanear ou copiar, por exemplo.

 

Para pesquisar uma multifuncional econômica, o gasto com a tinta não pode ser deixado de lado. Por isso, é importante saber realmente o quanto você vai precisar imprimir (ou mesmo tirar cópias, que gasta a tinta do mesmo jeito) em sua impressora.

 

Sistemas operacionais

 

A maioria das multifuncionais vendidas hoje em dia funciona em todos os sistemas operacionais. Não há com que se preocupar! Se estiver em dúvida antes de comprar, basta olhar nas especificações técnicas do produto para descobrir se vai funcionar em seu computador ou dispositivo.

 

Conectividade

 

Esse é outro item importante para a escolha da sua impressora. Os modelos mais recentes podem ser conectados ao seu computador via USB ou Wi-Fi. Se você utiliza um computador desktop, o mais recomendado é um modelo com conexão USB. Caso utilize um notebook, tablet ou até mesmo celular, um modelo com conexão Wi-Fi é a melhor opção. Lembre-se que, para isso, você precisa ter um roteador de distribuição do sinal de internet sem fio.

 

Ficou mais fácil escolher qual a melhor multifuncional para você?