text.skipToContent text.skipToNavigation

Como escolher a melhor

impressora para você

Gostou? Compartilhe

Para escolher a melhor impressora para sua casa ou escritório, você precisa pensar em velocidade, frequência de uso, gastos de papel, cartuchos de tinta e outras coisas que o equipamento pode fazer (escaneamento, por exemplo). Confira:

Multifuncional, laser e jato de tinta

Ter uma impressora multifuncional é contar com impressão, cópia e escaneamento no mesmo aparelho. Alguns modelos oferecem até algumas funções extras, como fax. Geralmente elas imprimem a laser ou jato de tinta. Se você não usa muito a impressora, a multifuncional jato de tinta é a mais indicada para a sua casa. É mais econômica para a compra de cartuchos, sendo que alguns modelos trazem o colorido com as 3 cores separadas, além do cartucho de tinta preta. Ela é um pouco mais devagar na velocidade da impressão, mas cada cartucho tem a capacidade de imprimir mais ou menos 200 folhas antes de acabar. Dependendo do modelo e da qualidade que você precisa para imprimir, esse número pode até dobrar.
Já as impressoras a laser precisam de toner. Além de serem mais rapidinhas e terem mais qualidade, podem imprimir, dependendo do modelo, até 9 mil páginas. Pelo grande volume de impressões, é mais indicada para quem precisa imprimir com mais frequência, como acontece em um escritório, por exemplo. Geralmente o toner é um pouco mais caro que o cartucho, mas rende muito mais impressões.
Além das multifuncionais, existem também os modelos sem scanner ou xerox, os que imprimem fotos em alta qualidade e que imprimem até em tecidos, com qualidade profissional.

Para Windows, Mac ou celular

Muitos modelos à venda no mercado podem ser usados tanto por quem tem um computador que rode o Windows, Mac OS (sistema operacional usado nos computadores da Apple) quanto para imprimir por meio de um celular. Geralmente as impressoras são compatíveis com os sistemas Android, iOS e Windows 10.
Normalmente um CD de instalação acompanha o produto, pois é preciso instalar o driver (o que faz com que o computador envie as ordens de impressão para o equipamento) da impressora em seu computador. Para os celulares, basta instalar o aplicativo do fabricante e seguir os passos para mandar imprimir.

Conectividade

Os modelos vendidos hoje em dia são conectados via USB ou Wi-Fi. Para saber qual é o mais indicado para você, basta se perguntar se você utiliza notebook, desktop, smartphone ou tablet.
Se sua resposta for desktop, a melhor impressora para você pode funcionar com conexão via USB. Mas, se você pretende imprimir por um notebook, tablet ou até mesmo celular, procure um modelo que tenha conexão Wi-Fi. Para usar a impressora via Wi-Fi, é preciso ter um roteador de distribuição do sinal de internet sem fio.