text.skipToContent text.skipToNavigation
m_passohome_img_01.jpg

Passo a passo: como instalar home theater

Se você busca ter um som de cinema em casa, montar um home theater é o início do caminho. Mas de nada adianta comprar uma TV em alta definição e um conjunto de caixinhas de som espalhadas pela sala. É preciso saber como é o equipamento, o tamanho do espaço, a distância que os sofás ou poltronas ficarão da TV e até o número de pessoas que normalmente ocupam o lugar. Por isso, antes de preparar a pipoca, veja um passo a passo de como instalar home theater.

 

Tamanho da sala

 

Antes de escolher seu home theater, é importante entender o que significam alguns números. Geralmente, nas especificações, aparece escrito: “100 watts”, “2.1, 5.1…” e assim por diante. Os watts são referentes à potência. Para ambientes pequenos, um equipamento de 100 watts é suficiente. Se você tem uma sala de mais de 20 metros, o ideal é comprar algo em torno de 300 watts. Para salões de festa ou grandes salas e quartos, opte por equipamentos de 1.000 watts ou mais.

 

Escolha dos equipamentos

O home theater completo é um conjunto geralmente formado por 5 caixinhas de som, o subwoofer (tipo de alto-falante desenvolvido para reproduzir as frequências graves e subgraves) e o receiver (que conecta todos os cabos). Além disso, você também pode ter um soundbar, que tem as mesmas funções de um home theater, só que em um único aparelho. Com um receiver completo, você ainda pode ligar o DVD e o videogame. 2 caixinhas devem ser colocadas próximas à TV, uma em cada lado para que se ouça o som da mesma maneira, tanto de um lado, quanto do outro. As outras 3 têm que ser instaladas próximas ao sofá ou cama (de preferência atrás e nos cantos).

É importante que a TV fique, no mínimo, a 1,5 m de distância das pessoas. Quanto maior a TV, maior deve ser a distância para que a imagem, o som ou a sua visão não sejam prejudicados. É aconselhável também que o ambiente não tenha o teto muito baixo. Quanto mais alto o pé direito, melhor para a propagação do som de alta qualidade.

 

3) Organização dos equipamentos

 

TV

 

O jeito mais legal de deixar seu home theater bem instalado é começar pela TV. Por isso, veja se o espaço (distância entre a TV e o sofá) obedece às regras de segurança. Para ver se a TV está em uma posição legal, é só se sentar em frente a ela. Se estiver na altura dos seus olhos, ótimo! Só para ter uma ideia, normalmente essa altura fica entre 1,20 m e 1,30 m do chão.

 

Caixinhas de som

 

As caixinhas de som, que podem ser verticais inclusive, devem ser colocadas uma de cada lado da TV. Esse é o sistema mínimo de caixas, chamado de 2.1 (com 2 caixinhas). O primeiro número sempre quer dizer quantas caixinhas há no conjunto. Se for um 5.1, por exemplo, significa que são 2 caixinhas para ficar ao lado da TV (uma de cada lado) e outras 3 para colocar atrás do sofá.

 

Muita gente não gosta que elas fiquem aparentes. A solução? Escondê-las em um móvel com saída para o som ou mesmo em fundo falso na parede ou teto. Aparecendo ou não, as caixinhas também devem ficar dispostas à altura dos seus ouvidos.

 

 

Receiver

 

O receiver é uma das peças principais do home theater. Inclusive, muitos vêm com o aparelho. Se ele vier no conjunto, dá para ligar a TV, as caixinhas de som e os aparelhos de DVD e blu-ray. Se ele for comprado separadamente, geralmente oferece mais opções, por ter mais entradas. Dá para conectar um notebook, um videogame, o subwoofer e até mais caixinhas de som.

 

Por isso ele tem que ficar perto de todos esses equipamentos. É uma peça muito importante de todo o conjunto, pois é nela que os sons das salas de cinema são reproduzidos. Para escolher um receiver, é importante pensar em sua conectividade com outros componentes: possui entrada USB para conectar ao celular? Entrada para cartão SD para tocar suas músicas favoritas? Veja o que é melhor para o que você procura.

 

Subwoofer

 

A parte final de como instalar home theater é a disposição do subwoofer. Como o equipamento vibra muito, o recomendado é deixá-lo fixo no chão ou mesmo dentro de um móvel, normalmente em um espaço abaixo da TV.

 

Se o ambiente for menor, você também pode comprar um soundbar, um equipamento pequeno que amplia a capacidade de volume de aparelhos como TV de tela plana, LCD, plasma ou LED. Ele deve ser posicionado mais ou menos na altura em que ficam seus ouvidos.