text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-escolher-o-melhor-home-para-sala-em-casa-mobile.jpg

Como escolher o melhor home para sala em casa

Levar a emoção do cinema para sua casa é sempre um sonho para os cinéfilos e um home para sala é uma ótima forma de realizar essa vontade.

Um home theater é composto por um player de mídia (um blu-ray ou DVD player), caixas de som e subwoofers que, juntos, trazem uma experiência grandiosa na hora de assistir a um filme ou uma série.

Então dê uma olhadinha em nossas dicas abaixo e escolha o melhor home theater para você.

Respeite o espaço disponível

É primordial levar em consideração o tamanho da sala que você pretende instalar o seu home theater antes da compra. Se você instalar um muito potente, em um ambiente pequeno, pode acabar até prejudicando sua audição, além de incomodar bastante os seus vizinhos.

Existem 2 opções de sistemas de som possíveis para um home theater: a soundbar, uma caixa única no formato de uma barra que fica abaixo da TV e dispensa a instalação de caixas auxiliares e os sistemas 5.1/5.2 e 7.1/7.2. Esses números indicam a proporção de 5 ou 7 caixas para cada 1 ou 2 subwoofers (a caixa responsável pelos graves e que faz os móveis tremerem em cenas de ação).

Baseado na metragem da sala, siga esta estimativa de potência das caixas:

Até 15 m² - soundbar;

Entre 15 m² e 25 m² - sistema de caixas 5.1/5.2;

Acima de 25 m² - sistema de caixas 7.1/7.2.

Existem ainda os sistemas de 9.1 e até 11.1, mas são para áreas muito grandes e não são adequados para uma casa comum.

Pense na conectividade

Além do som, a qualidade de imagem é a outra vantagem de ter um home theater, por isso, na hora de escolher, dê uma olhada nos players de mídia que trazem mais opções de conexões e compatibilidade de formatos. As opções para reprodutores de mídia são DVD player e blu-ray player. Nos 2 casos, avalie a quantidade de entradas HDMI, que transmitem conteúdo em alta resolução por apenas um cabo, e USBs, que podem inserir um pen drive com seus filmes e músicas preferidos.

Cada coisa em seu lugar

Fique de olho nos esquemas de instalação do home theater. O melhor home theater é aquele que se encaixa em sua sala e, para isso, cada caixa precisa estar posicionada corretamente para que os sons sejam percebidos plenamente. Siga as instruções do fabricante e observe a disposição dos móveis.

E já que você está investindo

Se você realmente quer investir em um ambiente completo, temos 2 outras dicas que vão dar um upgrade à sua sala de TV:

- Repense a sua TV: apesar da TV não fazer parte do home theater, ela é um componente fundamental para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer. Por isso, veja também as funcionalidades e resolução da sua TV. Talvez não seja o melhor negócio investir em um aparelho que reproduz Full HD se a sua TV não compartilha dessa tecnologia. Investir em uma Smart TV também é uma ótima opção, assim você tem acesso à aplicativos exclusivos, com uma reprodução muito mais sofisticada.

- Considere um streaming player: os que temos hoje no mercado, Apple TV e ChromeCast, são ótimas pedidas para levar a sua experiência com o home theater a outro nível. Esses aparelhos permitem que você tenha acesso on-line a todo tipo de conteúdo, desde sites de filmes e séries até aplicativos de vídeo e música, como Youtube e iTunes. Assim, até os virais da internet e sua playlist favorita serão aproveitados em alto estilo.