text.skipToContent text.skipToNavigation
Como escolher o melhor game infantil para o seu filho?

Como escolher o melhor game infantil para o seu filho?

Com temas entre lutas, guerras, música, dança, futebol e esportes variados, o universo dos jogos de videogame conquista crianças de todas as idades. Por isso, é mais do que natural que haja alguma dificuldade em escolher o melhor game infantil para seus filhos.

Ao comprar um jogo novo, independentemente do videogame que você tiver em casa, é preciso tomar alguns cuidados. Tudo porque, dependendo da idade, alguns jogos podem não ser indicados às crianças, principalmente se o jogo tratar de algum conteúdo adulto.

Atenção aos tipos de jogos

Sempre que for comprar um jogo novo para os pequenos, vale conhecer primeiro a história e estratégias dele (no caso dos jogos do tipo RPG, por exemplo). Muitos jogos desse tipo são recomendados aos pré-adolescentes, pois incentivam a criatividade, o aprendizado e o pensamento estratégico, além de técnicas de defesa. Muitos deles são consagrados e recebem investimentos milionários em lançamentos todos os anos.

Na linha da diversão, os jogos de dança e música são uma ótima opção, pois ajudam nas atividades físicas e motoras da criança. Há também os baseados em esportes, que têm a mesma intenção. O FIFA, por exemplo, é um dos jogos mais vendidos atualmente e, além de ser uma ótima influência para crianças que gostam de futebol, ainda ensina que é preciso compreender e desenvolver diferentes estratégias de jogo, além de ter um olhar analítico quanto ao desempenho dos seus oponentes.

Aproveite para explorar outros esportes além de futebol, vôlei e basquete. Que tal um divertido jogo em que você pode aprender a esquiar? Jogar boliche? Patinar? As opções são infinitas e ainda podem despertar novos interesses nos pequenos. Se você tiver dúvidas quanto à idade correta, basta olhar a recomendação da classificação indicativa

Outro detalhe muito importante é a compatibilidade dos jogos com consoles ou computador. Não se esqueça de prestar atenção ao tipo de jogo, quais suas especificações e necessidades para que ele rode com perfeição em seu aparelho.

Os benefícios dos jogos educativos

Diversão e aprendizado nunca são demais e um game infantil pode juntar a família toda. Para estimular o aprendizado, jogos que envolvam lógica e até programação são recomendados. Agora, se a ideia é desenvolver o lado artístico dos seus filhos, jogos para desenhar, colorir, adivinhar e completar podem ser uma boa pedida.

Alguns jogos até ajudam nas aulas da escola, pois tratam de assuntos de cultura geral. Alguns têm temas como ciências, matemática, língua portuguesa ou outra língua e estimulam o raciocínio lógico da criança. Esses também são ótimos para serem jogados em família.