text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Conheça recursos e saiba qual o melhor smartphone

No mundo moderno, os smartphones viraram praticamente extensão do nosso corpo. É quase impossível viver sem esses aparelhos, que vão desde os mais simples até os mais modernos. Essa variedade faz com que muita gente fique em dúvida na hora de escolher o companheiro ideal e saber qual o melhor smartphone. No fundo, no fundo, muitos são parecidos tecnicamente. A diferença fica, principalmente, na capacidade de seus recursos. Por exemplo: a maioria dos celulares possui câmera para foto, mas o que diferencia cada um é a qualidade da imagem. E isso funciona, basicamente, para quase todas as funções do aparelho.

Mas, antes de tudo, você deve escolher o sistema operacional que mais lhe agrada. Hoje, os que mais são vendidos são Android, iOS e Windows Phone. Cada um deles tem uma característica própria de navegação. Ou seja, alguns podem parecer mais fáceis de mexer do que outros. Por isso, não existe um melhor, mas, sim, aquele que melhor se adapta ao gosto de cada pessoa. O mais usado atualmente é o Android.

Antes de partir para a compra, é preciso entender algumas coisas básicas que fazem muita diferença quando você for usar o celular no dia a dia. Vamos lá:

Processador

É como se fosse o cérebro do celular. Quanto mais potente ele for, mais rápido vai ser o smartphone e menos travamentos vão acontecer ao longo do tempo. São divididos por núcleos (dual-core, quad-core, octa-core) e velocidade (gigahertz). Atualmente, existem aparelhos de até 8 núcleos e 2,5 GHz.

Memória

Existem dois tipos: a memória de massa e a memória RAM. A primeira serve para guardar fotos, músicas e outros arquivos. Dependendo do aparelho, pode chegar a até 128 GB (gigabytes). Já a segunda representa a memória temporária do aparelho. Tá difícil?! Calma, é bem simples! Toda vez que um aplicativo é aberto, ele fica dentro dessa memória temporária. Se você fecha o app, a memória é desocupada. Sendo assim, quanto maior ela for, mais atividades você vai poder fazer ao mesmo tempo.

Câmera

Esta, talvez, seja a parte mais simples de entender. Quanto mais megapixels a câmera tiver, melhor será a resolução da foto que for tirada.

Rede

Esse é um item importante, pois é pelo sinal de rede que você vai poder usar a internet. Existem, basicamente, dois tipos de rede: o 3G e o 4G. A diferença é a velocidade. Quanto maior for esse quesito, mais rápido você vai navegar, ver vídeos, receber mensagens, etc.

Chip

Existem, hoje, aparelhos que levam até dois chips – conhecidos como DualSIM. Isto é, você pode ter duas linhas de operadoras diferentes no mesmo celular. Mas fique atento, pois existem aparelhos que precisam de MicroSIM (aquele chip que é menorzinho) e, caso seja necessário, você vai ter que comprar um chip novo por conta do espaço. Também existem celulares que precisam até de NanoSIM, que são chips menores que o Micro, mas que geralmente não são usados em aparelhos DualSIM.