text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_06.jpg

Tipos de câmeras: como escolher a certa para você

Com tantos tipos de câmeras fotográficas no mercado, nem sempre fica claro quais são as diferenças e modos de uso de cada uma.

Então, se você está pensando em comprar alguma e ficou na dúvida, não se preocupe. Você só precisa levar em consideração os seus objetivos, já que existe uma câmera mais indicada para cada tipo de foto.

 

Veja os tipos de câmeras mais comuns


Ultracompacta

 

As ultracompactas são as mais populares entre os tipos de câmeras do mercado, pois são leves e finas. Possuem lentes internas, ou seja, que não se projetam para fora da câmera. São câmeras de bolso com recursos automáticos, como ajuste de luz e foco, e recursos manuais, como o ISO, o zoom, o flash e alguns modos de disparo que se adaptam às fotos de paisagem, retrato e pouca luz, mas que nem todas têm.

 

Compacta

 

A principal diferença entre as câmeras ultracompactas e compactas é que a segunda conta com lente externa, que se projeta para fora da câmera ou oferece a opção de removê-la. Algumas possuem zoom óptico, podendo apresentar modo manual em algumas versões. São leves e pequenas, fáceis de transportar. O sensor responsável pela captura de luz para criar a imagem ainda é pequeno, embora seja maior do que o das câmeras de celular. É uma boa escolha para iniciantes, pois oferecem a opção de modo automático.

 

Semiprofissional ou superzoom

 

Como o nome sugere, as câmeras superzoom ou semiprofissional oferecem zoom de longo alcance, além da possibilidade de ajustes manuais de velocidade, sensibilidade (ISO) e abertura. As limitações variam entre lentes fixas, aberturas e sensores pequenos. É possível encontrar vários modelos com boa resolução e zoom potente no mercado.


Profissional ou DSLR

 

Se você quer mergulhar no mundo da fotografia, as câmeras profissionais são as mais indicadas. Algumas versões possuem excelente desempenho tanto na captura de imagens quanto em filmagem.

 

As mais avançadas possuem sensores que ultrapassam 50 megapixels, mas são utilizadas para trabalhos específicos. Esse modelo é mais resistente à queda, sujeira, temperatura e água.

 

Essa opção também oferece vários acessórios que podem ser adquiridos à parte, como flash externo ou o tripé.


Câmeras instantâneas

 

Com as câmeras digitais, o processo de revelar as fotografias fica cada vez mais raro. A maioria das pessoas salva seus arquivos no computador ou publica nas redes sociais, mas não possui as fotografias em mãos. O diferencial das câmeras instantâneas é justamente esse. Elas oferecem a possibilidade de tocar e guardar os seus momentos em lugares visíveis logo após o clique, revelando suas fotos na mesma hora.

 

Câmeras esportivas

 

Cada câmera esportiva apresenta um avançado sistema de estabilização, ideal para vídeos e fotos menos tremidas em condições de altas velocidades, por exemplo. São usadas para registros durante esportes radicais com suportes de fixação. Algumas versões não possuem a tela LCD para visualizações das imagens capturadas, tudo para garantir leveza e tamanho reduzido.