text.skipToContent text.skipToNavigation
Descubra-o-melhor-fone-de-ouvido-para-jogar_MOBILE.jpg

Descubra o melhor fone de ouvido para jogar

Para um bom gamer, cada equipamento faz diferença na hora de ter a melhor experiência de jogo. Um PC potente, um mouse calibrado, uma tela de qualidade e um fone de ouvido. Sim, esse simples acessório precisa ser o melhor possível para que nenhum sussurro passe despercebido e nenhuma mensagem para outro companheiro de jogo se perca em uma captação ruim. Na hora de escolher o seu fone de ouvido para jogar, se ligue nessas dicas que você não vai se arrepender.

Qual é a sua plataforma?

A primeira coisa que você precisa observar é qual a sua plataforma de preferência: console ou PC? Se for um console, qual é a marca de preferência?

Essa observação é importante, pois existem modelos que dialogam apenas com alguma marca específica de console, por exemplo. No caso dos computadores, as possibilidades de adaptação são maiores, mas você precisa se atentar aos conectores, o que nos leva a próxima dica.

Observe o conector do seu fone de ouvido para jogar

Em geral, o mercado oferece 2 tipos de conectores: P2 ou USB. A conexão por USB é melhor aproveitada em computadores, já que alguns sistemas operacionais oferecem funcionalidades que dividem o áudio do microfone, caso ele tenha o microfone integrado. Já o P2 é bem mais versátil, pois abraça consoles, PCs, TVs, até MP3 players e outros aparelhos reprodutores.

Imersão total ou parcial?

Se você é daqueles que precisa se sentir completamente inserido no jogo, sem interferência externa alguma, fones de ouvido para jogos que cancelam ruídos externos (noise cancelling) é a melhor opção. Esse tipo de fone é bem útil em games de terror, por exemplo, em que a percepção de cada ruído tem a ver com a história do game.

Modelos com design mais aberto são interessantes para quem quer apenas ter um foco maior no som do jogo, mas não necessariamente quer se isolar completamente do ambiente em que está, além de esquentarem bem menos, sendo mais confortáveis.

Independente da sua necessidade, o conforto é fundamental nos 2 casos, por isso pesquise com os amigos e veja resenhas no YouTube. Canais de tecnologia e games tendem a fazer esse tipo de análise e você consegue ter uma visão mais real do uso do fone. Afinal, você vai ficar horas com ele nas suas orelhas e quanto mais confortável ele for, melhor será a sua experiência e durabilidade no jogo.

Com ou sem cabo?

Duas variáveis são importantes na hora de escolher um fone de ouvido para jogar: com microfone ou sem e com cabo ou sem.

Alguns fabricantes efetivamente investem em bons microfones para acompanhar os fones em headsets, mas nem todos. Se a sua intenção é investir em apenas um aparelho que resolva as 2 questões, busque modelos com boas configurações também para o microfone. Se decidir por também adquirir um microfone complementar, procure modelos que conversam com a sua plataforma e com o seu fone. Para os amantes de games on-line, que giram em torno do trabalho em equipe, um bom microfone é fundamental em batalhas e movimentação. Portanto, se esse for o seu caso, talvez compense mais trabalhar com a segunda opção.

Quando se trata da escolha do com ou sem fio, a evolução da tecnologia é a grande aliada. Se antes a conexão lenta e a reprodução ruim dos fones de ouvido com Wi-Fi afastavam os gamers desse tipo de fone, hoje, com os avanços da funcionalidade wireless, ter um fone sem fio se tornou uma opção real para os jogadores de plantão. Porém, fique de olho, já que esses fones utilizam baterias para funcionar, o que acaba criando um peso adicional ao acessório.

Vamos falar de qualidade de som!

Dois tipos de fones estão no mercado hoje quando o assunto é qualidade de som, os 2.0 (stereo) e os 5.1 ou 7.1 (surround). O primeiro, é uma melhora para os que utilizam apenas o som da TV ou das caixas de som do PC, mas a melhor experiência vem mesmo nos surround. Eles dividem as faixas de aúdio trazendo mais qualidade aos graves e aos agudos e suas variações, fundamentais para a ambientalização do jogo. A diferença entre os 5.1 e os 7.1 é a quantidade dessas faixam que distribuem os componentes do som. E aí, já sabe como escolher o melhor fone de ouvido para jogar?