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Como aumentar a sua produtividade no trabalho

Ter produtividade no trabalho nos dias de hoje não é uma tarefa tão simples. Muitas atividades acabam sendo atropeladas por e-mails urgentes, telefonemas, chamadas no whatsapp. Além disso, é preciso ter muito foco para lidar com a tentação de não se distrair nas redes sociais. Para saber como ter mais produtividade em seu trabalho, vale a pena conferir algumas dicas:

Quer aumentar a produtividade no trabalho? Comece com uma coisa de cada vez

O cotidiano da maioria das pessoas é bastante corrido. É tanta coisa para fazer que a ansiedade parece dominar a pessoa e muita gente acaba caindo na tentação de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, para quem quer vencer a agenda de forma eficiente, é preciso não se atropelar e fazer apenas uma coisa de cada vez, com atenção. Pelo menos é o que comprovou um estudo recente realizado nos EUA, que revelou que trabalhadores considerados “multitarefa” são menos produtivos no trabalho.

Fazer pausas

Fazer pausas de, em média, 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho é fundamental para recuperar a concentração, o foco e também a energia.

Dependendo do tipo de atividade, fazer intervalos e pausas menores também podem contribuir para a produção. É o caso do método Pomodoro, que sugere 25 minutos de atividades ininterruptas para 5 minutos de descanso. A cada 4 vezes que o colaborador realiza esse ciclo, é recomendado ele parar 10 minutos para descansar.

Escute música

Segundo um estudo da Universidade de Windsor, no Canadá, escutar música pode melhorar a performance e a produtividade no trabalho. O estudo, que envolveu diversos especialistas em tecnologia da informação, descobriu que aqueles que ouviam música durante o expediente faziam suas tarefas mais rapidamente e tinham melhores ideias comparado àqueles que não escutavam nada. Os sons melodiosos liberam dopamina, um neurotransmissor que favorece a memória, a aprendizagem e a sensação agradável de recompensa. Por isso, levar para o escritório um fone de ouvido e um boa playlist pode ser muito positivo.

Interaja nas redes sociais

Muita gente condena as redes sociais afirmando que elas são um convite para deixar o trabalho atrasado. Porém, um estudo da Universidade do Kansas, nos EUA, comprovou que fazer pausas para usar o smartphone e interagir nas redes sociais pode deixar os funcionários mais dispostos para trabalhar. A questão, segundo aponta o estudo, não é usar ou deixar de usar as redes, mas sim o tempo que se gasta com elas. Para os estudiosos, no trabalho, até 20 minutos de redes sociais por dia é extremamente saudável e pode gerar efeitos positivos.

Que tal adotar essas dicas em seu dia a dia e melhorar a sua produtividade no trabalho?